03/08/2016

Cores fortes dão o tom para decoração inspirada em Frida Kahlo

Extravagância da artista plástica mexicana pode inspirar ambientes ousados e surpreendentes

Fonte: ZAP em Casa

A autenticidade da artista plástica mexicana Frida Kahlo serve de influência até hoje, 62 anos após a sua morte, em vários segmentos, como artes plásticas, música e cinema, por exemplo. A decoração não escapa de tais influências e as obras dela marcadas pela alegria inspiram os que optam por um ambiente mais ousado. Afinal de contas, a obra de Frida Kahlo tem como principal característica as cores fortes. Mas, na hora de decorar, é possível apostar na extravagância do estilo da artista para criar um ambiente mais exótico, mas sem deixar de lado o bom gosto.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

Frida Kahlo teve o estilo peculiar influenciado pela cultura indígena mexicana e que foi refletido não apenas em seus quadros, como também em suas roupas estampadas, maquiagem marcante e brincos e colares grandes e coloridos. “A principal característica de Frida Kahlo eram as cores. E ela não usava as cores apenas nas telas, mas toda a sua vida era colorida”, ressalta a arquiteta Julyana Alecrim, do escritório Alecrim Arquitetura. “A artista deixou registrado em seu diário o significado das cores usadas em suas obras. O verde era significado de boa luz. O amarelo, medo, loucura, doença, mas, em contrapartida, significava o sol e a alegria. Já o azul cobalto evidenciava a eletricidade, a pureza e o amor”, exemplifica.

Sala com quadro Frida Kahlo
Cores fortes dão personalidade ao ambiente (Foto: Reprodução/Pinterest)

Isso significa que se inspirar na artista plástica para decorar um ambiente pode resultar em muita ousadia, principalmente porque haverá uma explosão de cores. “Uma decoração inspirada na mexicana deve usar o vermelho, rosa, amarelo e laranja”, afirma Julyana. Além dos tons característicos, elementos artesanais e florais também fazem parte da inspiração em Frida Kahlo, além de desenhos geométricos e referências religiosas. “Esses pontos são ideiais para móveis de diferentes portes, como cadeiras e poltronas e mesas e armários”, acrescenta a arquiteta.

Almofadas coloridas
As caveiras mexicanas e cores fortes podem fazer parte da decoração (Foto: Reprodução/Pinterest)

Porém, para quem busca um pouco mais de discrição, é possível se inspirar em Frida Kahlo para decorar um ambiente, mas sem exagerar na dose. “Não é necessário que o ambiente esteja carregado de cores e formas o tempo todo. Quem busca um ambiente baseado na artista, mas prefere algo mais sóbrio, pode investir nos detalhes e acessórios combinados com móveis em cores mais naturais, como branco, bege ou marrom. Um exemplo é um ambiente neutro com uma mesa colorida para fazer o contraponto. Já os mais ousados podem investir até mesmo na aplicação de um tecido em estampa floral na parede”, reforça Julyana Alecrim.

Almofadas bordadas
Cores fortes e bordados podem fazer parte da decoração (Foto: Reprodução/Pinterest)

Os objetos também podem ter influência na artista plástica. E eles podem fazer um contraponto em um ambiente mais sóbrio ou até mesmo compor um ambiente totalmente inspirado em Frida Kahlo, com bastante cor. “Os tons vermelho, laranja, rosa e amarelo também devem aparecer em almofadas, vasos e demais objetos decorativos. Espaços com referências religiosas, cactos de diferentes tamanhos e vasos com flores diversificadas também fazem parte do estilo”, conclui a arquiteta.

Ambiente decorado Frida Kahlo
Muitas cores e estampas floridas podem fazer parte da decoração (Foto: Reprodução/Pinterest)

+ Decore a casa com objetos do Pokémon

+ Chaves e Chapolin Colorado invadem a sua casa

+ Veja como aderir ao sereismo na decoração

+ Decorar paredes com gibis e jornais antigos está com tudo!

+ Decoração inspirada em Game Of Thrones

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.