07/08/2013

Cores podem transmitir diferentes sensações dentro de casa

Na hora de escolher a tinta da parede, lembre-se que as tonalidades exercem influência no aconchego do lar

Fonte: ZAP Imóveis

Na hora de escolher a cor para pintar a casa, muitas dúvidas podem surgir, desde qual parede aplicar um tom mais escuro até qual tonalidade de tinta utilizar para fazer o ambiente parecer mais aconchegante.

Assim como o marrom e azul marinho, laranja ajuda a casa a transmitir sensação de aconchego no inverno (Fotos: Thinkstock)

Para optar pela cor ideal, é preciso identificar antes da compra da tinta qual é a sensação que deseja que o ambiente transmita.

“As cores transmitem sentimentos e emoções diferentes”, diz a arquiteta Maria Claudia Luna.

De acordo com a profissional, quando um ambiente é pintado inteiro de uma cor neutra, o visual fica muito diferente de quando recebe tinta com cores mais vibrantes.

A cor exerce tanta influência dentro de casa que algumas tonalidades podem até mesmo passar a impressão de que o espaço é mais aconchegante.

Para que o visual tenha harmonia, arquiteta sugere que o piso seja escuro e a parede clara, ou vice-versa

“Em estações mais frias, como o outono e inverno, as cores que dão uma sensação térmica de mais aconchego são os tons de laranja, marrom e azul marinho”, afirma Maria Claudia.

Para não deixar o cômodo com ar muito pesado, a dica da arquiteta é equilibrar tais cores com o branco e bege claro.

Se a opção é usar tons neutros em áreas como a sala e quartos, os lavabos podem receber um pouco mais de ousadia nas cores, já que é um espaço onde as pessoas não passam muito tempo, segundo a arquiteta.

“Em um dos meus projetos, fiz o lavabo inteiro de preto e deixei apenas as louças, teto e piso em branco, o que conferiu ao ambiente um ar mais arrojado”, conta Maria Claudia.

Já para áreas externas, a recomendação da especialista é usar o verde. “Esta cor transmite a sensação de frescor e natureza”, diz a profissional.

Equilíbrio – “Para que haja harmonia em todo o local, não é recomendado colorir cada cômodo de uma cor”, ressalta a arquiteta. No entanto, segundo Maria Claudia, isso não significa que todos precisam ter a mesma tonalidade. Se os tons forem diferentes, é importante que haja um equilíbrio no conjunto.

Lavabo pode receber cores mais ousadas, já que é um ambiente onde as pessoas não passam muito tempo

Para a especialista, a tonalidade do piso não precisa, necessariamente, combinar com a parede.

“Há como equilibrar a parede mais escura com o piso claro ou inverter esta ordem”, diz Maria Claudia. Para a arquiteta, texturas com cores de elementos naturais são muito usados e ficam interessantes nos ambientes.

“A textura de cimento é interessante, pois parece concreto. Já as de palha ficam chiques em lavabos ou quartos”, afirma a profissional, que ainda lembra que alguns papéis de parede imitam texturas e parecem reais.

3 Comentários

  1. MUITO BOA AS DICAS ESTA DE PARABENS, GOSTARIA DE SABER SE EU PASSA AS FOTOS DE CASA ELA PODE ME DA ALGUMAS DICAS MUITO OBRIGADO BOA TARDE

  2. concorda com a cor,ela muda e deixa o ambiente melhor exemplo quando o meu filho tinha 15 anos uma arquiteta me aconselhou a colocar o quarto de um bege para incentivar a estudar pq ele não gosta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.