15/07/2010

Corredores ganham novas funções na casa

Fonte: O Globo
Na parede do hall, um pequeno barzinho, com sistema fecho-toque nas portas e iluminação dicróica na parte superior (Fotos: O Globo/Divulgação)
Na parede do hall, um pequeno barzinho, com sistema fecho-toque nas portas e iluminação dicróica na parte superior (Fotos: O Globo/Divulgação)

A decoração pede passagem aos corredores e halls de entrada. Esses espaços que ligam ambientes, muitas vezes frios e sem graça, ganham charme e novas funções com quadros, arranjos florais, armários espelhados e bares. Tudo para torná-los mais agradáveis. E, criativamente, arquitetos bolam soluções inteligentes que não só lhes dão personalidade, mas também utilidade.

Um casal de clientes da designer de interiores Ana Meirelles queria ter bar em casa. O projeto, no entanto, não permitia que ele fosse criado na sala. A especialista, depois de estudo minucioso, resolveu tirar partido de um vão no hall de entrada. Sua ousadia garantiu resultado inusitado, clean e moderno.

Espelhos dão amplitude ao corredor e ganham maior destaque com luminárias
Espelhos dão amplitude ao corredor e ganham maior destaque com luminárias

“O mobiliário para essa área ficou amplo, podendo armazenar as bebidas quentes, taças e utensílios de bar, assim como balde de gelo e bandejas. O módulo superior é dividido em três portas com prateleiras internas em vidro. Todas as portas trabalham com o sistema de fecho-toque, com um sensor de presença que aciona uma lâmpada dicróica cada vez que a porta é aberta. Os clientes adoraram a ideia, pois não houve prejuízo à circulação e eles conseguiram ter o tão desejado bar”, descreve Ana.

Em áreas pequenas, a criatividade é sempre a grande aliada. Num apartamento de dimensões compactas, apenas 65m², a arquiteta Monique Granja aproveitou o pequeno hall de entrada com pequenas luminárias na parte inferior do local e espelhos. Com isso, o trânsito por aquele espaço não passa despercebido. Ganha até ares glamourosos.

“A iluminação valoriza muito os espaços pequenos. Os balizadores fixados acima do rodapé também deixam os espaços iluminados de forma interessante e bem ornamental. Além disso, também foi colocado um espelho em toda a lateral. Esses painéis de espelho são fundamentais para aumentar os espaços pequenos, pois além da reflexão eles melhoram a iluminação do ambiente, refletindo a luz exterior em certos casos, melhorando a iluminação nesses locais de passagem. No outro lado da parede, utilizei um painel em fibra para complementar a decoração do hall de entrada”, explica Monique.

Na parede do corredor, um armário embutido com portas laqueadas e um cantinho de leitura
Na parede do corredor, um armário embutido com portas laqueadas e um cantinho de leitura

Um corredor para passear e, quem sabe, estudar. A arquiteta Cristina Bezamat, em parceria com a Todeschini Copacabana, projetou um hall que dá acesso ao quarto de casal de forma diferenciada. Cristina inseriu armários embutidos em toda a parede do ambiente. No fim do corredor há ainda um cantinho de leitura com espaço para guardar livros e cadernos que não prejudica o trânsito pela casa.

“Tentei garantir um melhor aproveitamento do espaço, inserindo esse canto de estudo e leitura para o casal, no fim do hall. E ele foi instalado com precisão, sem prejudicar a passagem”, ressalta a arquiteta.

 

 

LEIA MAIS:

PEÇAS BRASILEIRAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS NA MOSTRA DESIGN BRASIL

LOJAS DE MÓVEIS E DECORAÇÃO COMEÇAM LIQUIDAÇÕES ESTA SEMANA

CASA EDICIENTE GASTA 70% MENOS ENERGIA

11 Comentários

  1. Bem, achei interessante as opções de ocupação dos corredores, mas particularmente prefiro o corredor livre de qualquer objeto.

  2. gostei bastante dos corredores e gostaria tê-lo na minha casa.gostraia q me enviassem uns modelos pra poder ver e aplicar na minha casa.ainda nova e em construção.

  3. Super interessante. Temos que otimizar os espaços. O apartamento é cada vez menor e mais caro. Cada cm deve ser bem aproveitado.

  4. Não prejudicando a circulação, corredores e halls devem ser utéis sim. Criatividade,ousadia e bom gosto na medida certa.Parabéns!

  5. Tenho um corredor estreito q incide em portas de entradas p os quartos, gostaria de uma idéia no q fazer p torná-lo mais iluminado e interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.