07/09/2019

Aprenda a escolher a melhor cortina de vidro

São vários tipos à disposição e elas podem ser usadas até em ambientes internos

Fonte: ZAP em Casa

Você já ouviu falar em cortina de vidro? As cortinas de vidro são muito utilizadas em varandas de apartamentos, principalmente quando esses ambientes são integrados e recebem mobiliário, o que torna fundamental a proteção contra chuva, poeira e vento. “A vantagem é ter um elemento com menor impacto visual. No lugar de janelas com montantes, há apenas o vidro”, diz a arquiteta Fernanda Okuyama.

Há algumas variações nos modelos, basicamente quanto à forma de instalação. No sistema Stanley, há vários trilhos por onde correm as folhas de vidro livremente. Já no Versatik, as folhas laterais são fixas enquanto as demais correm, dividindo a abertura central. E no sistema Europeu, mais comum em apartamentos, os vidros são movidos em um ângulo de 90 graus, correm um ao lado da outro e se acumulam na lateral.

“Os vidros transparentes são usados para minimizar qualquer impacto visual, como se não houvesse uma barreira. Mas se a intenção for criar mais privacidade, os fumês, espelhados ou jateados podem ser considerados como opções”, detalha Fernanda.

Ambientes internos com cortina de vidro

A princípio, as cortinas de vidro são mais utilizadas para áreas externas, mas podem ser instaladas para separar ambientes internos que não necessitam isolamento acústico ou vedação total entre si, como uma cozinha ao lado de uma lavanderia. O ideal é que não interfiram na decoração, que se possa ver perfeitamente através delas, diz Fernanda.

A arquiteta Cátia Ferreira explica que é preciso analisar algumas variáveis ao optar pelo envidraçamento dentro de casa. “Sempre seguindo o bom senso, por conta da segurança, do controle de temperatura. Lembrando que o vidro não é isolante térmico ou acústico. Para isso, precisamos usar câmara de ar interna na esquadria de dois vidros, para reter esses impactos”.

Para quem escolheu vidros transparentes e se arrependeu, Cátia ressalta que é possível usar películas adesivas ou mesmo cortinas para uma maior discrição.

+ Tá pensando em comprar ou alugar um imóvel? Visite o portal especialista! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.