30/10/2006

Cozinhando, mas em frente ao sofá

Fonte: O Globo

Projeto de reforma de apartamento no Leblon integra a cozinha à sala

A idéia inicial, para reformar o apartamento no Leblon, era usar uma janela marroquina que integrasse a cozinha à sala. Ao longo do projeto, no entanto, essa integração ganhou força, e o que seria um simples passa-pratos transformou-se numa porta de correr, em três lâminas, que permite uma menor ou uma maior integração dos ambientes, de acordo com os interesses dos donos da casa.

— Trata-se de um diplomata e sua mulher, que atualmente estão morando no Marrocos, mas que já começaram a preparar o apartamento para a aposentaria, que acontecerá daqui a três anos. Francesa, a mulher adora cozinhar, mas não quer ficar isolada da família enquanto estiver preparando a refeição — conta o arquiteto Marcelo Cordeiro, responsável pelo projeto de reforma.

Integração decidida, uma das exigências da dona da casa foi que o fogão ficasse de frente para a sala. A idéia é que ela possa cozinhar e conversar com quem esteja no sofá da sala de estar. Para satisfazer esse desejo e ao mesmo tempo melhorar a circulação, Cordeiro teve que colocar o fogão na diagonal.

— Ao lado do fogão, há uma bancada embutida, que pode ser puxada quando ela precisar aumentar a área de trabalho para preparar os pratos. Ainda para tornar a cozinha mais prática, concentrei eletrodomésticos, como o microondas, numa parede atrás do fogão — explica o arquiteto.

Para os revestimentos das paredes, a opção de Cordeiro foi pela fórmica. É que, além de prático, destaca o arquiteto, esse tipo de material dá um tom mais social à cozinha. De longe, diz ele, a aparência é até de pintura. Para o piso, o xadrez preto-e-branco, que era um sonho de criança da proprietária.

— Aproveitamos o fato de o piso da sala, embora de taco, também ser disposto em xadrez, e acompanhamos o desenho na cozinha. As cerâmicas, inclusive, têm as mesmas medidas dos quadrados formados pelos tacos da sala — conclui Cordeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.