31/01/2012

Crea: prédios devem receber vistorias anuais

Fonte: O Globo

Depois de dez anos, afirma conselheiro, a manutenção é básica

Crea: prédios devem receber vistorias anuais
Edifícios (Foto: Divulgação)

Apartamentos e escritórios no estilo loft, com vários ambientes integrados, há algum tempo povoam o imaginário dos brasileiros. Mas para evitar tragédias como a que ocorreu no Centro do Rio na semana passada, é preciso tomar certas precauções na hora de fazer qualquer obra, mesmo que, aparentemente, ela não mexa nas estruturas do edifício.

Segundo Antônio Eulálio Pedrosa, membro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ), a primeira preocupação de quem vai fazer uma reforma deve ser contratar um engenheiro ou arquiteto res-ponsável pelo projeto, por mais simples que a obra pareça.

Pedrosa lembra que a falta desse responsável pode acarretar, por exemplo, incêndios (quando é preciso mexer na parte elétrica do imóvel) ou desmoronamento (quando se mexe no pilar de sustentação):

“A princípio, não haveria problemas em derrubar paredes, pois quem sustenta os prédios são os pilares. Mas em construções novas, há pilares mais finos e, às vezes, a alvenaria ajuda na sustentação.”

Exigir licenças estão entre as recomendações – Também é preciso checar se a empresa contratada para executar a obra é legalizada, exigir o registro da reforma no Crea e o licenciamento na prefeitura, além de um contrato com prazos e garantias. Agora, para prevenir tragédias só mesmo com vistorias anuais:

A partir dos dez anos, todos os prédios devem fazer a manutenção. Um engenheiro especializado em patologias das estruturas pode identificar problemas causados por infiltrações, maresia, tanto no concreto como no aço.

LEIA MAIS:

Assista no ZAP imóveis como realizar a vistoria do imóvel novo

Empreendimentos temáticos são nova forma de atrair quem quer comprar imóvel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.