04/10/2010

Criatividade para driblar a falta de espaço

Fonte: O Globo

Ponto de partida da decoração deve ser um móvel ou objeto que mereça destaque

 Novo layout estabelece a posição de cada móvel em função do aproveitamento do espaço (Foto: Divulgação)
Novo layout estabelece a posição de cada móvel em função do aproveitamento do espaço (Foto: Divulgação)

Com os imóveis cada vez mais compactos, aproveitar cada centímetro de um ambiente tornou-se uma espécie de mantra entre os profissionais do setor. As arquitetas Bianca Rubim e Renata Palazzo, da Stilo Arquitetura, lançaram mão de alguns recursos simples para transformar um apartamento de cerca de 65 metros quadrados.

“Estabelecer um ponto de partida para a decoração é essencial. Pode ser um móvel antigo ou um quadro interessante. Nesse projeto, usamos peças que já pertenciam aos moradores, mas que tinham sido deixadas de lado por não combinarem com o ambiente, como uma gravura de Romero Britto, cristais e objetos coloridos”, explica Bianca.

Em seguida, foi feito um novo layout que estabeleceu a posição de cada móvel em função do aproveitamento do espaço, da luz natural e do cotidiano dos clientes. Os cômodos ganharam cores claras e marcenaria sob medida, como o bufê vertical que fica suspenso numa parede onde seria impossível colocar um móvel de chão.

“Usamos um espelho atrás do sofá que, além de ampliar o ambiente, permitiu que a TV seja vista da sala de jantar. Neste cômodo, a parede principal ganhou dois espelhos retangulares, intercalados por faixas de gesso. Todos com a mesma medida da mesa”, diz Renata.

LEIA MAIS:

Escolha o seu estilo preferido de jardim

Pedras naturais ganham destaque nos projetos de arquitetura

Blogueiras dão dicas sobre decoração

4 Comentários

  1. adoreeei a ideia da decoração feita com o bambu ficou linda ,gosto perfeito para todas as idades,mas gostária de saber o que usar contra cupim já que o bambu é uma madeira favorável a esse inseto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.