Rio de Janeiro – Quando a corte portuguesa chegou ao Brasil, há 200 anos, trouxe na bagagem móveis que introduziram novos hábitos – entre eles, as cristaleiras. Essa requintada peça do mobiliário, no entanto, desde os anos 70 parecia guardada no fundo de um baú. Agora, a velha cristaleira está de volta, porém com novo formato.
Antes de mais nada, as cristaleiras modernas têm as linhas retas da arquitetura contemporânea. E, não raro, são multifuncionais: servem para guardar louças e fazem as vezes de bufê, sendo usadas como apoio na hora de servir a refeição. Consequência do tamanho de casas e apartamentos, cada vez mais compactos.
Veja opções de cristaleiras para casa
Num imóvel no Leblon, reformado pelo escritório Helena Costa, e num outro na Lagoa, projeto de Flávio Hermolin, há cristaleiras multifuncionais. Os dois projetos têm programação visual diferente – o de Hermolin ganhou portas com frisos vazados. Mas o revestimento escolhido é o mesmo: madeira laqueada de branco, uma linguagem da decoração dos novos tempos. No fundo dos dois móveis, há espelhos, como nas antigas cristaleiras.
Leia mais:
Quer saber mais? Siga o ZAP no Twitter