18/02/2005

Cuidados antes de solicitar um financiamento imobiliário

Fonte: Editoria Zap

Oferecido pela maioria das instituições bancárias e financiadoras o financiamento habitacional ainda é uma das formas mais utilizadas para realização do sonho da casa própria.

Quem é que nunca desejou ter o seu próprio cantinho para morar? Pode ser um imóvel usado ou novo, não importa qual o tipo a conquista da casa própria é um sonho comum entre todos. Disponibilizar uma quantia para o pagamento à vista é algo quase raro em tempos de inflação, o negócio é recorrer ao financiamento habitacional. 
Oferecido pelas maiores instituições bancárias adquirir um imóvel requer planejamento e muita pesquisa. Para aqueles que desejam comprar um imóvel seguir alguns conselhos pode fazer a diferença na hora de tomar essa grande decisão: 

1- Antes de escolher seu imóvel procure se informar quais são as linhas de crédito oferecidas pelas instituições e qual se adaptam melhor as suas condições financeiras. 

2- Nunca comprometa mais que 25% da sua renda familiar. Lembre-se que terá outros gastos durante o período que assumiu esse compromisso. Tenha sempre uma reserva para futuras eventualidades como desemprego e doenças. 

3- Quanto maior for seu valor de entrada menor serão os juros das prestações e seu saldo devedor. Aproveite para usar o seu FGTS ( Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Se tiver algum valor de recurso próprio utilize. 

4- Escolha sempre o menor prazo, pois assim os juros embutidos serão menores.

5- Na dúvida procure um advogado, leia atentamente todas as cláusulas do seu contrato e se informe quais são os seus direitos e deveres. Nunca feche um negócio no escuro. 

6 – Evite contratar o sistema de amortização com a tabela PRICE*. Escolha o sistema SAC** (para bancos privados) e SACRE*** (banco do governo). 

7- Os financiamentos realizados direto com as construtoras podem variar de 70 a 100 meses para pagar. Mas é necessário possuir rendimento compatível ao longo de todo o financiamento. 

O mais importante é saber que planejar essa grande decisão é a chave para o sucesso de uma realização que vem acompanhada de muita emoção para vida toda. 

Informe-se 

*Tabela PRICE: As prestações são sempre iguais, periódicas e sucessivas, ou seja, vão subindo. No início as prestações são menores, mas no decorrer vão ficando crescente. Os juros são sempre sobre o saldo devedor. 

** SAC: (bancos privados):Suas prestações são iguais e constantes. Seus juros são decrescentes.

*** SACRE Utilizado pela Caixa Economia Federal:  Apesar da sigla ser diferente funciona da mesma forma que o SAC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.