25/03/2007

Cuidados começam na execução

Fonte: O Estado de S. Paulo

O proprietário tem de saber o básico sobre equipamento hidráulico e elétrico

Rogério Assis/AE Zap o especialista em imóveisHidráulica – Sabesp tem curso para identificar pontos de vazamento

Se chegou a hora de construir sua residência, saiba que, mesmo leigo no assunto, é possível tomar alguns cuidados para não correr riscos. E nesses cuidados é importante incluir a compra de equipamentos e a execução das instalações hidráulica e elétrica.

No primeiro caso, a recomendação, segundo o gestor do Programa de Uso Racional de Água (Pura) da Sabesp, Ricardo Chain, é adquirir apenas equipamentos fabricados de acordo com normas (NBRs) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “”Não há uma única norma que envolva todos os equipamentos hidráulicos””, diz Chain, mas a sua dica central é que o consumidor olhe sempre na embalagem do produto se consta a inscrição referente a atendimento de NBR para a produção.

Na tubulação, os materiais à disposição do consumidor são o cobre, o ferro e o PVC. Os dois primeiros são propícios a conduzir água quente ou fria. No PVC o mercado apresenta algumas alternativas que aumentam a rigidez e resistência da tubulação, para conter água quente. Nesse sentido, o consumidor deve conversar com algum engenheiro para obter informações precisas.

Eletricidade

Na execução da instalação elétrica da residência, a orientação vem do gerente de Engenharia da Distribuição da AES Eletropaulo, Fernando Aita. O entorno da o bra é antes de tudo um espaço a ser muito bem observado por quem vai construir. “”É preciso verificar se não há rede elétrica instalada muito próximo à obra””, alerta Aita. Se houver proximidade, o proprietário deve contatar a AES Eletropaulo para que a empresa envie um técnico e verifique a situação.

No espaço do canteiro, a recomendação para evitar acidentes é ficar sempre de olho nos materiais que circulam e na forma como são transportados,para que não esbarrem em nenhuma instalação da rede elétrica. “”Ferros que muitas vezes são transportados para lajes, podem esbarrar na rede elétrica e causar graves acidentes””, ressalta Aita.

Dentro de casa

Com a casa ou apartamento construído, a preocupação será com problemas que podem surgir. Um deles é o vazamento da tubulação hidráulica. Nesse caso a Sabesp oferece um curso ao consumidor para identificar pontos fracos de vazamentos das instalações. O curso de 4 horas é presencial, mas, segundo Chain, será apresentado virtualmente pelo site da empresa ainda este ano.

Nas instalações elétricas, o cuidado é evitar sobrecarga. Para tanto, diz Aita, é preciso dimensionar os equipamentos com vistas a uma eventual ampliação de espaço físico e de carga.

Sites: www.sabesp.com.br e www.eletropaulo.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.