29/04/2007

Cuidados para manter o jardim florido

Fonte: O Estado de S. Paulo

DivulgaçãoZap o especialista em imóveisFundamental – Projeto de iluminação é que vai criar um ambiente cenográfico e aconchegante

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nada mais agradável do que ter um belo jardim para ser contemplado. Apesar do clima instável, com as estações do ano não muito bem definidas, agora é tempo de tomar alguns cuidados para que se tenha um espaço florido mais adiante.

A paisagista Heloísa Botelho aconselha que não se exagere nas regas. “O excesso de água estimula a criação de fungos, que deixam a planta mais vulnerável”, diz.

Ela afirma também que é importante fazer uma poda leve nas plantas, eliminando galhos secos e defeituosos. Segundo a paisagista, esta é uma boa época para a poda de hibiscos, ligustro, alamanda e bela-emília.

Para o gramado, Heloísa recomenda que no começo de junho se faça uma cobertura com terra adubada. A composição deve ter a seguinte proporção: 40% de terra, 30% de areia e 30% de terra vegetal. Claro que o verde ficará um pouco escondido, mas isso serve para que a grama cresça mais forte, além de protegê-la da geada e do orvalho. “Na primavera começa a parecer de novo.”

Heloísa recomenda ainda fazer, sempre seguindo a orientação de um especialista, a aplicação de calcário para controlar o pH da terra e diminuir a acidez. “Com o pH estando dentro do padrão, a planta acaba absorvendo todos os nutrientes da terra”, explica.

 

Leia também

Harmonia com funcionalidade

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.