13/12/2013

Cuide de suas plantas antes da chegada do verão

Nesta época do ano, flores e folhagens precisam de atenção especial

Fonte: ZAP Imóveis

O verão está chegando e as plantas precisam de mais cuidados nesta época do ano. Segundo a arquiteta Adriana Victorelli, do escritório de arquitetura e paisagismo Neoarq, o ideal é começar os cuidados adubando a terra no final do inverno. “A maioria das espécies hiberna no inverno e acorda na primavera faminta e cheia de energia para crescer e se desenvolver”, explica.

Capriche na rega (Fotos: Thinkstock)

“Se você morar numa região muito quente e seca, capriche na rega, verificando sempre a necessidade de cada espécie”, orienta. Segundo Adriana, a luz natural é sempre importante também, mas cada espécie tem uma necessidade particular de absorção de luz e umidade.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

A arquiteta recomenda que as espécies de sombra sejam preservadas em ambientes mais úmidos e que as de sol pleno tenham bastante oferta de água para não esturricarem.

De acordo com Adriana, as podas devem ser feitas no início ou no meio do inverno, pois, no fim da hibernação, as plantas voltarão a crescer com força total.

Durante o verão, as adubações devem ser mais frequentes, principalmente para as plantas que ficam expostas ao sol. Em algumas regiões mais áridas, é necessário regá-las duas vezes por dia, sempre pela manhã e no fim da tarde.

As plantas de interiores também tendem a ficar ressentidas com o ar muito seco, por isso, além das regas normais, borrife as folhagens com água na temperatura ambiente.

O verão é época propícia para o aparecimento de doenças. Para preveni-las, remova folhas e flores murchas ou secas e ventile bem o ambiente. Se você notar alguma planta com sinais de doença ou praga, remova as partes afetadas e, se o problema persistir, aplique produtos especiais para cada tipo de problema. Lembre-se de que esses produtos são tóxicos e devem ser aplicados de acordo com as instruções do fabricante.

Coloque estacas para as plantas a fim de evitar que as chuvas fortes dessa época do ano as danifiquem

Os vasos pendentes, além das regas normais, precisam ser imersos em água uma vez por mês. Dessa maneira, o xaxim vai absorver bastante umidade. É só mergulhar o vaso em um balde com água por dois minutos.
No jardim, coloque estacas para as plantas com hastes mais delicadas, a fim de evitar que as chuvas fortes dessa época do ano as danifiquem.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.