30/10/2006

D. Pedro II viu o início do bairro

Fonte: O Estado de S. Paulo

Tradicional bairro boêmio e um dos principais berços da intelectualidade paulistana, com uma das maiores concentrações de teatros da cidade, o Bexiga, que também tem o nome oficial de Bela Vista , convive com várias versões para seu curioso nome.

Na área das cantinas típicas e dos oriundi (descendentes de italianos), os líderes comunitários se organizaram no comitê Vem Pro Bexiga, que conseguiu algumas vitórias expressivas em prol da recuperação do bairro, como a reinauguração do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC).

O bairro, que tem como centro a Praça Dom Orione, teve seu loteamento inaugurado em 1 de outubro de 1878, com a presença do imperador d. Pedro II, que visitava, pela terceira vez, a cidade. O monarca lançou a pedra fundamental de um hospital que seria construído na quadra formada pelas Ruas Santo Antonio, Abolição, São Domingos e Major Diogo. O terreno para a construção do estabelecimento – depois Santa Casa de Misericórdia – havia sido doado pela empresa loteadora, João Leite Braga & Companhia.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.