27/07/2016

Da construção à decoração: aço inox conquista novos ambientes

Muito utilizado em pias e bancadas, material invade salas, quartos e banheiros

Fonte: ZAP em Casa

Ele saiu da cozinha e se espalhou pela casa! O aço inox foi descoberto como um grande aliado também na decoração dos ambientes. Destaque nas mais recentes mostras de arquitetura e eventos de decoração, o metal já configura entre os queridinhos dos profissionais da área e as razões são simples: o produto é funcional, tem qualidade, beleza e é sustentável.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

Foram essas características que conquistaram “à primeira vista” a arquiteta Fernanda Marques. “Precisava de uma peça diferenciada para uma mostra em 2013 e apostei no aço inox. Nunca mais abandonei o material em meus projetos”, conta. “Naquela ocasião era para um ambiente de cozinha e por ser um produto já bastante utilizado nesse espaço, resolvi tirá-lo da bancada e da pia e criar um balcão”.

Painel de aço inox sala de estar
Painel de inox foi destaque na Casa Cor São Paulo 2016. Projeto da arquiteta Vivian Coser, no Espaço Baccarat. (Foto: Evelyn Muller)

Bancos, luminárias, armários, prateleiras, estantes, painéis decorativos e revestimento para as paredes são algumas outras possibilidades de aplicação do aço inox. “É um material resistente e de fácil higienização que vai muito bem, por exemplo, em áreas externas”, diz a arquiteta. “Ao mesmo tempo tem muita personalidade, desde a tonalidade até as formas, o que o torna muito interessante como elemento decorativo”.

Bancos de aço inox
Resistente à umidade, aço inox pode ser usado em área externa. Bancos feitos do metal na varanda são funcionais e diferenciados (Foto: Divulgação/Aperam)

Além das propriedades funcionais e estéticas, o metal também é sustentável. “Ele é 100% reciclado e, por isso, pode ser aproveitado outras várias vezes sem perder a qualidade”, afirma Fernanda. “E sua manutenção é simples. Um pouco de silicone líquido ou sabão neutro tira todas as manchinhas”.

Balcão de cozinha em aço inox
Balcão assinado pela arquiteta Fernanda Marques para a MostraBlack 2013. Peça funciona como uma estação gourmet. (Foto: Fernando Setubal)

Com relação aos custos, o valor das peças em aço inox costuma ser um pouco mais elevado do que o de outros materiais, como madeiras e pedras polidas. “Mas são extremamente viáveis e tem a ser favor um ótimo custo benefício por conta da durabilidade do metal”.

Estantes em aço inox
Estantes de aço inox dão toque contemporâneo aos ambientes. Nas fotos vemos as inúmeras possibilidades, de livros a vinhos. (Foto: Divulgação/ Aperam)
Luminárias em aço inox
Metal também pode ser usado como luminárias. Projeto residencial para o Villas Fasano do Lago, do arquiteto Marcio Kogan (Foto: Divulgação/Aperam)

+ Clássico nas passarelas, preto conquista mais espaço nos ambientes

+ Dicas de decoração de acordo com a profissão

+ Qual tipo de eletrodomésticos escolher: branco ou inox?

+ Cozinha gourmet – projetos priorizam praticidade e espaços aconchegantes

+ Balcão refrigerado sob medida otimiza espaço de área gourmet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.