07/05/2016

Veja dicas para acertar na decoração de banheiro pequeno

Saiba aproveitar cada espaço de forma inteligente, sem deixar de lado o quesito beleza

Fonte: ZAP em Casa

Pensar na decoração de banheiro pequeno não é uma tarefa fácil. Afinal, é preciso aproveitar os espaços sem deixar de lado quesitos como praticidade e beleza.

decoração de banheiro pequeno
Espelhos e pastilhas são grandes aliados da decoração de banheiro pequeno (Fotos: Reprodução – Houzz)

+ Organize seu banheiro gastando pouco. Assista ao vídeo

+  Utilize o cupom ARKZAP e ganhe 10% de desconto em projetos de interiores na ArkDek

Por isso, esqueça o excesso de móveis e invista em recursos que tragam a sensação de amplitude. Uma dica é usar apenas um gabinete no banheiro e, para economizar ainda mais espaço, instalar um cesto aramado (a famosa tulha) em um dos gavetões com porta basculante. Também é vantajoso escolher gabinetes que tenham rodízios, o que permite remover a peça facilmente na hora da limpeza.

Gabinete dá charme ao banheiro e serve para armazenar produtos e objetos do morador
Gabinete dá charme ao banheiro e serve para armazenar produtos e objetos do morador

 

++ Veja peças que vão ajudar na decoração de banheiro pequeno

O ganho de amplitude no banheiro acontece ainda ao instalar o armário longe do chão. A proposta transmite a ideia de um espaço maior, além de facilitar a limpeza e evitar problemas com umidade. Mas saiba que o tamanho do gabinete influencia bastante na decoração. O ideal é não ser muito profundo e ter uma cuba de semi-encaixe no lavatório. A desvantagem das cubas tradicionais (de 30 cm de diâmetro) é exigirem tampos grandes e ocuparem muito espaço no ambiente.

Deixar o banheiro organizado é mais um trunfo. Tenha à mão somente os itens usados com frequência – escova de dente, sabonete e pasta dental, por exemplo – e guarde remédios e itens de maquiagem em outro local.

Nichos e prateleiras são ótimas opções para organizar os utensílios do banheiro
Nichos e prateleiras são ótimas opções para organizar os utensílios do banheiro

“Outra forma de ganhar espaço e praticidade é embutir os nichos nas paredes. Faça isso inclusive na área de banho e tenha um lugar extra para os shampoos e condicionadores”, afirma Natalia Noleto, arquiteta.

A busca por amplitude em banheiros pequenos pode ser resolvida também com o uso de portas de correr. O recurso é ideal para o box e as portas do gabinete. Lembre-se ainda de que a melhor opção na escolha do box é o vidro sem estampas, pois deixa o visual do ambiente mais leve.

Se o chuveiro ficar num canto, opte pelo box em ângulo de 90º com portas de correr (Foto: Divulgação)

Pequenos truques de decoração de banheiro pequeno

Outra atitude que ajuda a deixar o lugar maior é recorrer ao poder dos espelhos. Instale as peças acima do lavatório, mas antes se certifique de que não existam canos de água na parede.

A dica para deixar o local mais charmoso é usar quadros pequeninos na parede. O cuidado é apenas garantir que a moldura seja resistente à umidade intensa.

A decoração pode também contar com tapetes leves, antiderrapantes e, de preferência, impermeabilizados. Além disso, abuse de velas, difusores, sprays e até mesmo de flores secas aromatizadas para trazer mais aconchego à sala de banho. Caixas organizadoras também escondem a bagunça e dão charme à decoração.

Além de organizar, os cestos organizadores dão charme à decoração (Foto: Shutterstock)

Quanto às cores dos móveis e paredes, evite tonalidades fortes (vermelho e laranja, por exemplo), pois existe o risco de os moradores enjoarem facilmente do visual. Invista em cores neutras e pastel – sendo o branco, o cinza e o off-white os tons mais indicados.

Os revestimentos também precisam ser bem escolhidos. O recomendado pelos especialistas é usar pisos antiderrapantes e de tonalidades claras para ganhar espaço. E uma saída que personaliza a decoração é usar pastilhas coloridas nos nichos ou em faixas estreitas nas paredes.

Prefira usar tonalidades claras no revestimento do banheiro e abuse das cores na hora de colocar detalhes, como cortinas e objetos de decoração

Existe a possibilidade de aplicar papéis de parede vinílicos nos lugares fora da área de banho. Mas se preferir recorrer às tintas lembre-se de usar produtos resistentes à umidade (o epóxi é uma boa opção).

Em assunto de iluminação, evite instalar lustres e ter rasgos no teto – pois tais áreas acumulam sujeira e são difíceis de limpar. O melhor é embutir as luminárias no forro de gesso e abusar de luzes difusas.

 

+ Banheiros decorados – Veja 16 ideias para se inspirar

+ Exaustor para banheiro evita mofo e elimina odores

+ Veja ideias para reaproveitar água do chuveiro e da máquina de lavar

+ Conheça as vantagens e desvantagens dos tipos de piso e escolha o seu

+ Veja o que você precisa saber sobre cerâmica e porcelanato para evitar problemas

+ Inspire-se para decorar os vãos e cantos da sua casa

+ Rolo de papel higiênico se transforma em peças decorativas

 

 

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

17 Comentários

  1. Minha filha vai ter um bebê em junho. Passei a cozinha p a varanda e n cozinha quero fazer o quarto d bebê. Preciso de piso e não gostaria d tirar a banca da pia.vai ser um menino. Vcs tem alguém p m ajudar com ideias.obrigada.amanhã estarei ai.boa madrugada….

  2. OiGostaria de receber a matéria de cozinha pequena com espaço para maquina de lavar, fogão e geladeira, como também espaço para secar roupas.AgradeceFatima

  3. Gosto muito das dicas que vocês passam e gostaria de receber mais dicas de decoração de apartamento pequeno no meu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.