31/01/2020

Caixote de madeira é peça marcante em decoração de sala simples e sustentável

Com custo reduzido, são muitas as possibilidades de inserir o objeto para deixar o ambiente bonito e organizado

Fonte: ZAP em Casa

A sustentabilidade não é um tema que deve estar presente apenas nos discursos bonitos para um futuro melhor, mas deve fazer parte das atitudes do dia a dia. E existem muitas maneiras de incluí-las na rotina, inclusive pensando em elementos da decoração de sala simples, sustentável e sem gastar muito.

Desta forma, os caixotes de madeira se tornam aliados não apenas no direcionamento à sustentabilidade, mas também na beleza que eles imprimem ao ambiente e ainda à economia que eles geram, porque são objetos de baixo custo. Além disso, os objetos podem ser usados de vários jeitos, principalmente na sala de casa, basta usar a criatividade para fazer a melhor composição e fazer dele itens para enfeitar e organizar o ambiente.

Saiba como fazer uma decoração de sala simples com caixotes de madeira.

decoração de sala simples com caixote de madeira
Na sala acima, os caixotes foram reaproveitados e viraram uma estante para flores. O modelo combinou perfeitamente com a mesinha de centro e as cores harmônicas da poltrona e cortina. (Foto: Shutterstock)

Escolha do caixote

Um ponto positivo para usar o caixote de madeira é que ele costuma ser um elemento que pode fazer toda a diferença na decoração da casa, mas sem pesar no bolso. Isso porque ele é facilmente encontrado com comerciantes, em feiras ou em supermercados, e pode ser comprado barato ou até mesmo sem custo nenhum.

Mas é importante prestar atenção no material do caixote de madeira na hora de adquirir. Muitas vezes ele é usado para transportar frutas e verduras e podem quebrar. Portanto, é melhor evitar os que têm marcas profundas ou ripas desgastadas porque a chance de reduzir a durabilidade é maior. 

“É preciso ter cuidado na escolha, observando a existência de mofo, de pregos, mas tudo pode ser resolvido com um bom acabamento, um verniz ou até mesmo uma pintura da cor da preferência. A madeira é um material nobre, durável e que combina em qualquer ambiente”, afirma a arquiteta Mariana Almeida.

decoração de sala simples
Os caixotes foram pintados de brancos, um modelo virou uma mesinha de centro e os demais se transformaram em um rack lateral. (Foto: Shutterstock)

Versatilidade do objeto

O caixote de madeira pode ser usado de diversas formas, tem uma versatilidade grande e se encaixa perfeitamente em uma decoração de sala simples. “Uma excelente escolha para ter sua casa bonita, aconchegante e ao mesmo tempo utilizando pouco recurso é aproveitando os materiais, reciclando com criatividade. Um objeto versátil que pode ser utilizado ao natural e também colorido é o caixote de madeira”, pontua Mariana Almeida.

E o melhor é que, com um pouco de habilidade, a transformação do caixote de madeira pode ser feita pela própria pessoa, seja lixando e passando verniz para deixar ao natural com um toque mais rústico, pintando para dar cor ao ambiente ou customizando com um tecido diferente. Desta forma, a sala da casa ainda fica cheia de personalidade e com a personalidade do dono.

Caixote de madeira é peça marcante em decoração de sala simples e sustentável
Um modelo diferente de caixote serviu como um belo objeto de decoração para a mesa. O caixote foi lixado e pintado com uma cor suave, contribuindo para um ambiente mais harmonioso. (Foto: Shutterstock)

Como usar

Os caixotes, por serem de madeira, são bastante resistentes e podem ser inseridos de diversas formas na decoração da sala, inclusive são um ótimo elemento para deixar tudo bonito e organizado. “Eles podem servir como rack, estante para livros e mesa lateral ou de centro”, sugere a arquiteta. 

Os caixotes de madeira também podem ser usados para guardar objetos, como livros, por exemplo, e podem aparecer assim no chão ou em uma parede. O objeto pode ser colocado na parede para servir como nicho, como estante ou até mesmo com um lugar para abrigar um jardim vertical. Eles podem se juntar para servir como rack ou até mesmo uma mesa de centro.

Também podem servir como banco, desde que a estrutura esteja bem conservada e consiga aguentar peso. O caixote de madeira pode até ser usado como base para um sofá. E pode casar perfeitamente na decoração como uma mesinha lateral. “São ideias simples, baratas e que dão um charme enorme ao ambiente”, conclui. 

caixote de madeira em decoração de sala
Sala decorada com caixote de madeira e velas (Foto: Shutterstock)

Recomendamos para você:

+ Mais dicas de decoração barata e sustentável para você

+ Pensa em decorar um apartamento pequeno? Veja as dicas!

+ Listamos 34 dicas para você decorar uma sala pequena

+ Encontre o seu novo imóvel num ZAP

Transforme sua sala gastando menos de Mil Reais

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.