04/10/2019

Decoração do chá de panela – Como acertar?

Respeitar o gosto do casal, além de planejar o orçamento, é essencial para tornar o momento ainda mais especial

Fonte: ZAP em Casa

Planejar o casamento vai muito além de organizar tudo para o grande dia. O que antecede a festa também faz parte do momento especial e, neste contexto, inclui-se o chá de panela, que hoje em dia também recebe o nome de chá-bar ou chá de lingerie, a depender do tipo de comemoração que se faz. Para você acertar na decoração do chá de panela, nós preparamos um conteúdo especial.

Este é um momento de comemoração com uma reunião mais íntima de amigos e familiares antes do grande dia, com o objetivo de festejar com os mais próximos ao casal de noivos, além de arrecadar alguns presentes para a casa nova. Porém, em um período de muitos gastos com a festa do casamento, será que vale a pena realizar o chá de panela?

Este é um momento de comemoração com uma reunião mais íntima de amigos e familiares antes do grande dia (Foto: shutterstock)

É preciso ter planejamento para não exceder o orçamento e fazer uma comemoração com a cara dos noivos como uma prévia do grande evento que está por vir. E é preciso dar atenção especial à decoração do chá de panela para que ela seja alinhada com o estilo do casamento, mas sem pesar no bolso do casal.

Planejamento

A época que gira em torno do casamento costuma ser um período de investimentos alto, como a junção da organização do casamento, da lua de mel e da própria casa nova. E a realidade de cada casal é diferente em relação ao orçamento disponível.

Planejar cada detalhe pode facilitar na organização, na escolha da decoração e também nos custos, já que gera um planejamento mais assertivo. “É importante fazer um planejamento do valor disponível para investir e da forma como esse investimento será feito, pautando todos os eventos que precedem o grande dia.

planejamento do casal para o chá de panela
O planejamento do casal é o começo para um bom chá de panela (Foto: shutterstock)

A criação de uma identidade é o primeiro passo antes de traçar qualquer roteiro. Itens como cores, fontes e padrão serão aplicados em tudo o que diz respeito ao tema casamento, tanto para quem opta pelo estilo clássico quanto para quem quer ousar na busca de um estilo mais descontraído”, afirma Thiago Fernandes, fundador da Casei Noronha.

Tema para a decoração do chá de panela

É fundamental que o chá de panela tenha a cara dos noivos e a escolha do tema passa por esse processo do que o casal gosta e se identifica. “Eles devem fazer algo com a cara deles. Até porque a festa é deles e tem que ter a ver com eles.

Não tem nada mais lindo do que trazer um tema para o chá de panela que conte uma história sobre a história do relacionamento do casal.

É muito bom quando um convidado entra numa festa e comenta: ‘realmente, essa festa foi a cara dos noivos’. Os noivos não devem ter medo de imprimir a personalidade deles nessa comemoração. E eles podem ter como inspiração o filme favorito dos dois, como começaram a namorar, onde será a lua de mel ou o estilo musical que eles mais amam”, afirma Ana Clara Cannizzaro, proprietária da Donna da Casa Decoração de Eventos.

Referências

Pesquisar na internet vários tipos de decoração de chá de panela pode deixar as ideias do casal mais claras do que será feito quando chegar a vez da festa deles e dar indícios de como podem ser usados os elementos na hora de definir. “Sugiro que eles pesquisem todos os estilos de chá de panela, que eles deixem os olhos passarem por vários tipos de decoração, seja romântica, rústica, moderna, o estilo que for. O ideal é ir salvando tudo o que os noivos amaram e, no final da pesquisa, é importante rever tudo o que foi salvo porque o casal vai perceber que certamente selecionou um estilo ou uma cor mais em comum, mesmo sem perceber. Fica fácil de ver o que gostou mais”, pontua Ana Clara.

Espaço

O espaço será definido de acordo com vários fatores, como o orçamento disponível, o tamanho e também com a proposta da festa, se mais intimista ou um evento maior. Mas escolher esse local com antecedência ajuda a planejar a decoração do chá de panela. “Este evento pode ser realizado em algum estabelecimento comercial, assim como em ambientes mais íntimos, sempre adequado ao orçamento estabelecido. A decoração aplicada sempre vai de acordo com a identidade de tudo que envolve o grande acontecimento, desde a preparação até o dia em si.

espaço decorativo do chá de panela
(Foto: shutterstock)

A contratação de um decorador profissional ou o aluguel de peças são pontos relevantes e determinados por dois fatores: orçamento e personalidade”, reforça Thiago Fernandes.

Economia no chá de panela

Como a decoração do chá de panela será usada basicamente naquele único dia, não vale a pena investir e comprar algo que nunca mais será usado. Portanto, existem meios de usar a criatividade e economizar.

O primeiro é utilizar peças que o casal ou algum parente ou amigo já tem. “Hoje, o protocolo do casamento permite uma maior flexibilidade. Sendo assim, a decoração também é um item em que é possível ousar e usar a criatividade. Elementos familiares como adornos e louças são bem-vindos para compor e introduzir, além da beleza, a história familiar do casal”, ressalta Thiago Fernandes.

(Foto: shutterstock)

Outra possibilidade é alugar algumas peças para compor a decoração. “Certamente a sua cidade ou alguma cidade próxima terá uma excelente locadora de mobiliário e peças. Vale muito a pena ir atrás dessas empresas. As consultoras lhe atenderão com muita criatividade e com várias opções de combinação. Não vale a pena investir em comprar algo que nunca mais será usado. Alugar é muito mais barato e vai permitir que o casal seja fiel às inspirações que certamente vai ter”, acrescenta Ana Clara.

Momentos

Na hora de pensar na decoração do chá de panela, também é possível pensar em cantinhos especiais, que, inclusive, podem gerar recordações para sempre deste grande momento e fase na vida do casal. “A ambientação do espaço pode contar com cantinhos especiais, como mural de recados, lounge, fotos do ensaio pré-wedding e mesa de bolo de doces. Inclusive, esta última vem ganhando destaque especial e o bolo se torna um ponto principal, que traduz paladar e o estilo do casal, fazendo parte da decoração da festa”, ressalta Thiago Fernandes.

amigas podem ajudar na decoração do chá de panela
Contar com ajuda das amigas é uma ótima escolha (Foto: shutterstock)

Mão na massa

Muitas vezes, o orçamento define como a decoração do chá de panela será feita. Em outros casos, o casal quer usar as próprias habilidades para deixar o ambiente com a cara dele, mesmo sabendo que é uma opção mais cansativa, porém muito prazerosa. Então, muitas vezes, o casal entra em ação para ter uma decoração linda, que caiba no bolso e com cada detalhe pensado por ele. “Para muitos casais, para que possam estar mais focados com o orçamento total de todas essas despesas, eles certamente precisarão buscar alternativas mais econômicas para realizarem essa comemoração. A minha principal dica é que é necessário colocar realmente a mão na massa. É o momento ideal para envolver toda a família nessa nova festa.

Pedir àquela tia para fazer os docinhos, se juntar com uma amiga para resolver as lembranças, rodar um dia no centro comercial da cidade atrás de ideias mais em conta”, sugere a proprietária da Donna da Casa Decoração de Eventos.

Apoio no chá de panela é uma boa escolha

A ajuda de familiares e amigos, inclusive, pode criar uma rede de apoio que pode diminuir os gastos. “A ajuda de familiares e amigos sempre é uma boa pedida para os casais que têm orçamento mais restrito. Além da economia com os fornecedores, a participação dos padrinhos e madrinhas torna a festa ainda mais representativa”, afirma Thiago Fernandes.

Além disso, a ajuda pode gerar uma satisfação para os dois lados. “Dentro da sua família certamente você tem primos, tios, avós e irmãos com dons para todas as áreas, seja para cozinhar, cantar ou para fazer algum trabalho manual. Os familiares amam contribuir e ajudar nos chás. Eles se sentem felizes e especiais por ajudar na realização desse novo sonho”, acrescenta Ana Clara.

Extensão

Para além da decoração do chá de panela, se ele vai imprimir a personalidade do casal, é fundamental seguir essa tendência para o restante da festa. “As músicas, brincadeiras e bebidas precisam ter a ver com os noivos. Nada é obrigatório. Muita gente pensa que alguns itens são ‘tem que ter’, mas acredito que é preciso colocar na festa aquilo que é importante e significativo para o casal. Portanto, se os dois adoram música, que tal chamar um DJ? Mas se os noivos não gostam das usuais brincadeiras de chá, por que não tirar essa parte da festa?”, questiona Ana Clara. 

+ Vai casar? Encontre o imóvel ideal para você e sua família

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.