25/11/2011

Decoração em clima e arquitetura de Paraty

Fonte: O Globo

Cores, casas e ruas inspiram a criação de ambientes e de objetos de decoração. O branco, o azul e o coral predominam

Decoração em clima e arquitetura de Paraty
Casa de pescador é transformada em residência sofisticada (Foto: Divulgação)

O cenário de ruas estreitas de paralelepípedos que rasgam os conjuntos de casas coloniais do centro de Paraty, no Estado do Rio, inspiram a decoração de residências fluminenses. São elementos que, quando transpostos para a arquitetura, o mobiliário e as peças de adorno, podem criar ambientes ao mesmo tempo rústicos e sofisticados – só que à beira mar. Isso: é o colonial à beira mar.

Exemplo disso é a casa de pescador situada em Búzios, que foi transformada em uma residência sofisticada, incluindo detalhes que remetem à atmosfera de Paraty. As arquitetas Carla Muniz e Lu Kreimer mantiveram os tons azul e branco da casa e o piso de ardósia, elementos característicos das residências históricas.

“Paraty é um lugar bastante inspirador por toda a sua arquitetura e cores. Búzios não tem toda essa riqueza histórica para ser transportada para o interior das residências”, explica Carla Muniz.

Ares sofisticados – Algumas adaptações deram toques mais refinados à casa. A garagem do barco, por exemplo, foi transformada em uma sala de TV, e os quartos passaram a ser suítes. Além disso, foi incluída uma escada que dá acesso ao topo da residência, transformando aquele espaço numa varanda. Feitas as modificações na arquitetura, a dupla passou a investir em objetos nas cores branca, azul e coral. Tecidos de linho branco e listrados também entraram em cena para ajudar a compôr a decoração, junto aos móveis de madeira.

“Para dar um clima de Paraty ao ambiente, basta investir em um fundo branco, neutro e finalizar a decoração com objetos em tons de azul e coral, que remetem à praia. A madeira pode dialogar bem com o lado rústico de Paraty, em alguns cantinhos para não perder o lado sofisticado da decoração”, completa Lu Kreimer.

Quem quer dar um tom pitoresco, cheio de bossa e rústico ao imóvel, mesmo àquele situado no meio do burburinho das grandes cidades, pode, a partir dos conselhos das arquitetas, conferir a fotogaleria que o Morar Bem preparou com produtos que podem dar esse toque Paraty aos ambientes.

LEIA MAIS:

Arquiteto cria projeto de edifício com apartamentos móveis para grandes centros urbanos

Engenheiro cria casa ecologicamente correta que pode ser a menor do mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.