18/06/2013

Decoração estilo animal pode dar sofisticação a ambientes

Tema pode ser usado tanto na decoração da casa de campo como em apartamento na cidade

Fonte: ZAP Imóveis

Para quem gosta de animais ou do que cada um deles pode representar – como a sabedoria da coruja, a fidelidade do cachorro ou a longevidade dos elefantes -, uma boa opção pode ser usar elementos com o tema na decoração de alguns ambientes da casa, que pode tanto ser um apartamento na cidade ou uma casa de campo.

Decoração estilo animal pode dar sofisticação a ambientes
A recomendação dos especialistas é tematizar o ambiente e evitar que o uso não seja muito ostensivo (Fotos: Banco de Imagens / Think Stock)

Na cidade, o tema dá ar de cultura, sofisticação e personalidade e o grau de sofisticação vai ser definido pela qualidade dos objetos.

Segundo o arquiteto Augdan Oliveira Leite, esse tipo de decoração é mais usado na Europa, em países como Inglaterra e França, por terem uma longa tradição de caça com cães.

“Eles usam peles de animais para fazer tapetes, almofadas, revestimentos de cadeiras, chifres para fazer castiçais, luminárias, ou objetos decorativos colocados na parede”, explica.

Augdan acredita que essa não seja uma tendência no Brasil. “Não se explora muito isso aqui, já que as pessoas preferem temas mais neutros”, avalia.

Para ele, quem aprecia esse tipo de decoração aqui são pessoas de gosto muito apurado. “Dependendo do que usar, pode ser muito caro”, explica.

Decoração estilo animal pode dar sofisticação a ambientes
O pufe de zebra pode ser uma opção na decoração de alguns ambientes da casa

Para o arquiteto, uma boa dica para quem vai criar um ambiente com o tema pode ser decorar uma varanda com pássaros. É possível encontrar vários tipos de pássaros feitos em louça pintados à mão.

Em outros ambientes, como salas de jantar ou de estar, há opções de jogos de louça para chá, capas de almofadas, quadros ou gravuras. “É bacana usar, mas é ousado, tem de ter cuidado para não ser brega”, alerta.

Decoração estilo animal pode dar sofisticação a ambientes
Apliques de borboletas são alternativas para combinar com papeis de parede (Foto: Divulgação/Clarissa Di Ciommo)

A recomendação é tematizar para que o uso não seja muito ostensivo. “Dentro do tema floral, pode-se usar pássaros. Se quiser usar outros animais, pode-se optar por oncinhas, por exemplo, e temas que remetam à África.”

Para complementar, é interessante usar como acabamento tapetes rústicos, patchwork de tapetes persas, que podem ser tingidos ou não, com a mistura de estampas e texturas, ou de sisal, que é uma opção mais barata. “Dá um efeito muito bonito porque há tapetes de vários tons, crus ou tingidos.”

Decoração estilo animal pode dar sofisticação a ambientes
Tema animais pode ser usado sem medo em ambientes para crianças, como brinquedotecas

Os outros complementos podem ser abajures com cúpulas de juta, tapetes feitos com bambu ou esteira. Para as cortinas, também podem ser usados tecidos rústicos ou persianas de madeira ou bambuzinhos.

Para crianças

A arquiteta Laurimar Coelho lembra que o tema animais pode ser usado sem medo em ambientes para crianças, como brinquedotecas, que podem ser decoradas com móveis em formato de bichos.

“Esses móveis podem até mesmo ser usados no quarto, onde também se pode recorrer a papel de parede ou persianas com motivos animais.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.