26/10/2016

Decoração ganha sofisticação com mármore carrara

Usar a pedra de fundo branco e veios cinzas requer um alto investimento, mas garante leveza e luxo ao ambiente

Fonte: ZAP em Casa

Para quem busca sofisticação e leveza na decoração, o mármore carrara mostra-se a escolha perfeita para o ambiente. Trata-se de uma pedra oriunda da cidade italiana de mesmo nome e que, exportada para diversas partes do mundo, ganhou espaço para quem busca um ambiente de luxo em casa ou no escritório.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

Ele pode ser usado de diversas formas na decoração, a depender do quanto o proprietário do imóvel está disposto a desembolsar, já que o investimento é alto. Porém, em contrapartida, o resultado é um deslumbre de delicadeza ao ambiente.

marmore_carrara
Para quem busca sofisticação e leveza na decoração, o mármore carrara mostra-se a escolha perfeita para o ambiente (Foto: Shutterstock)

O mármore carrara é uma pedra clara, com fundo branco e veios cinzas mais escuros, e de origem italiana. O seu uso não é novidade. “Na Roma Antiga, ele foi usado na arquitetura e em esculturas do Renascimento, como em construção como Panteão e Davi de Michelangelo. Atualmente, este material é exportado para diversos países e muito utilizado em projetos de ambientação”, explica a arquiteta Mariana Almeida, do escritório Doma Arquitetos. Porém, o investimentoé alto, já que o metro quadrado custa, em uma média, a partir de R$ 500 reais.

O material é indicado para ambientes internos por ter maior porosidade e pode despontar de várias maneiras na decoração. “Pode-se usar em diferentes ambientes, preferencialmente internos, como em bancadas de banheiros e cozinhas. Também pode aparecer em painéis, pisos, paredes e móveis como mesas e ainda objetos de decoração”, afirma a arquiteta.

marmore_carrara_casa
O mármore carrara é uma pedra clara, com fundo branco e veios cinzas mais escuros, e de origem italiana (Foto: Shutterstock)

É bastante comum, por exemplo, o mármore carrara ser escolhido para dar um toque sofisiticado nos banheiros. “Ele pode ser usado em bancadas, banheiras, pias, pisos e paredes”, acrescenta Mariana Almeida. O material também tem vez na cozinha. “Ele pode ser usado nos mesmo elementos do banheiro e ainda em bandejas”, complementa.

Para paredes, o mármore pode ser usado como peças inteiras ou como pastilhas de dois centímetros. “Esta última opção, inclusive, garante um resultado muito moderno”, afirma a arquiteta. Já para os pisos, Mariana explica que as placas de 1,20 metro do material ampliam o ambiente. O mármore carrara também pode ser aplicado no rodapé. E, se a casa ou apartamento for um duplex e contar com uma escada no seu interior, o mármore carrara pode ser usado ainda nela. “Neste caso, para segurança, pode-se colocar uma faixa de dois centímetros sem polimento no piso do degrau para ficar antiderrapante”, sugere a arquiteta.

Opção

marmore_carrarra_banheiro
É bastante comum, por exemplo, o mármore carrara ser escolhido para dar um toque sofisiticado nos banheiros (Foto: Shutterstock)

Para quem não tem tanto dinheiro para investir no mármore carrara na decoração, mas deseja alcançar o efeito de luxo e sofisticação que o material proporciona ao ambiente, existe uma opção no mercado. “Já existem porcelanatos que são semelhantes ao mármore carrara e resultam em um ótimo efeito com um custo menor”, explica Mariana Almeida.

A arquiteta ainda enumera as vantagens, além do valor mais em conta. “Esta escolha é melhor para manutenção, já que a pedra de mármore tem maior porosidade e acumula mais sujeira do que o porcelanato”, conclui.

marmore_carrara_cozinha
O material é indicado para ambientes internos por ter maior porosidade e pode despontar de várias maneiras na decoração (Foto: Shutterstock)

+ Conheça as lightboxes, tendência que acaba de chegar ao Brasil

+ Paredes revestidas com madeira deixam o ambiente rústico

+ Conheça o Rosé Gold, a cor do momento para a decoração

+ Inspire-se para ter uma cozinha colorida

+ Cactos na decoração: praticidade e estilo para a sua casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.