18/12/2009

Decoração pop religiosa deixa os cantinhos de fé mais modernos e coloridos

Fonte: O Globo
Capela moderna, inspiradas na arte popular (Foto: Divulgação)
Capela moderna, inspiradas na arte popular (Foto: Divulgação)

Rio de Janeiro – Imagine São Jorge feito de retalhos de revista ou Santa Maria Guadalupe vestida de fuxicos. Sim, os cantinhos de fé podem fazer milagres na decoração, com leituras modernas e cheias de cores. Pelas mãos de artesãos e designers, símbolos religiosos, santos, oratórios e crucifixos são ganham novos desenhos, inspirados na Pop Art e nas manifestações populares. Tudo para dar mais bossa às preces e orações.

ORATÓRIO POP – A coleção Oratório Pop, da Oficina Cabeça de Frade, foi concebida lá em Paripiranga, interior da Bahia, pela arquiteta Daniela Bobsin e o seu marido, o antropólogo Heberton Fabrício. O casal se inspirou nas revistas em quadrinhos, na literatura de cordel, na Pop Art e nas manifestações folclóricas para criar as peças. Iemanjá, Santo Antônio e São Jorge são esculpidos de forma artesanal em placas de MDF, cabos de vassoura e sucata. O resultado são objetos coloridos com tamanhos que podem variar entre 25cm e 65cm.

CAPELA E PORTA VELAS POPULAR – As capelas do Ateliê Santa Graça, vendidas pelo Gabinete de Curiosidades, são baseadas nas manifestações populares. Cores fortes, miçangas, flores, fuxico e outras miudezas compõem o visual das peças religiosas. A coleção é dividida em Santos, Orixás, Sorte, Indiana e Brasil e pode também ser encontrada como oratório. Outra opção da loja virtual é o Porta Velas Pia de Água-Benta, com pintura artesanal e bem colorida. Os desenhos abstratos dão ao objeto um resultado que mistura o popular ao moderno.

São Jorge ganha nova leitura, com pedaços de revista
São Jorge ganha nova leitura, com pedaços de revista

RELIGIÃO NO PAPEL E NA LUZ – E os santos invadem as luminárias. Na Via Manzoni, há opções modernas com imagens de Jesus Cristo, São Jorge, São Judas Tadeu, entre outros santos para adornar o criado mudo. As peças são feitas de polipropileno nas cores branca e preta. Já as paredes podem ser decoradas com papéis religiosos inspirados na cultura popular de tradição. A linha Pip, da Effinjer e vendida pela Orlean, traz um papel de parede na cor azul clara com imagens de quadros de santos, cenário típico das decorações de casas do interior.

SANTOS EM RETALHOS – Inspirado na linguagem da Pop Art, o artista plástico paranaense Anderson Thives reconstrói figuras de santos como São Jorge e São Judas Tadeu com recortes de revista bem pequenos, que podem variar de 5mm a 4cm. Os quadros, ricos em cores e detalhes, são feitos em, no mínimo, cinco dias e em variados tamanhos. O trabalho de Thives transita entre o presente e o passad ao passear pel pop, pela mídia e pelos pixels da imagem digital.

Serviço:
Anderson Thives – As encomendas podem ser feitas pelo site do artista, www.andersonthives.com , ou pelo telefone 21 2287-0222

Gabinete de Curiosidades – Rua Iaiá, 54 – Itaim Bibi – São Paulo – Tel: 11 3073-0239. As encomendas podem ser feitas pelo site da loja www.gabinetedecuriosidades.com.br para todas as regiões do país

Oficina Cabeça de Frade – Praça da Felicidade, 75, Maria da Fé – Minas Gerais – Tel: 35 9844.6904 e 35 9152.9277. As encomendas podem ser feitas pelo site www.cabecadefrade.com para todas as regiões do Brasil
Via Manzoni – Rua Barão de Jaguaribe, 37 – Ipanema, Rio de Janeiro – Tel: 21 2265-7050

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.