18/01/2016

Aposte na decoração retrô para o seu banheiro

Arquiteta dá dicas simples para mudar a cara do ambiente

Fonte: Revista do ZAP
banheiro azul
Alguns detalhes em azul podem ser pintados para deixar o banheiro mais retrô (Foto: Shutterstock)

O banheiro é um dos ambientes mais importantes da casa, mas nem sempre ele é produzido da melhor maneira. Se você quer mudar a cara do seu, nós vamos te ajudar com um estilo que é tendência, a decoração retrô.

+ Banheiros decorados – Veja 16 ideias para se inspirar

+ Saiba como escolher a cuba para banheiro

Segundo a arquiteta Karla Amadori, o estilo retrô pode deixar qualquer banheiro charmoso. “É uma tendência que vale a pena e não é preciso gastar muito dinheiro, basta investir nos acessórios certos”, comenta.

Alguns elementos são bem característicos do estilo, como ladrilhos hidráulicos, pastilhas, azulejos coloridos, papel de parede, banheira e madeira. Além disso, Karla diz que o revestimento em cobre também favorece muito a decoração do banheiro retrô e pode ser usado no chuveiro e nos suportes de tolha e de papel.

banheiro tijolinho
Banheiro com detalhe de tijolinho fica um charme (Foto: Shutterstock)

“Azulejos de tijolinho, por exemplo, nos remetem a épocas antigas e ficam uma graça na decoração. Uma opção mais barata é aplicar adesivos de azulejo com desenho de tijolinhos”, sugere Karla.

Já a madeira dá um toque simples e personalizado, que é facilmente aplicado. Um armário, uma cadeira ou um baú são algumas das possibilidades de adicionar o material no contexto do banheiro retrô.

banheiro com madeira
Aposte nos detalhes em madeira (Foto: Shutterstock)

Acessórios retrôs

Se a ideia é mexer pouco na estrutura do banheiro, vale apostar nas cortinas brancas com textura que eram muto usadas antigamente, trazendo um ar romântico para o ambiente. Karla sugere, ainda, os vidros de perfume ou lavanda com rótulos grandes e coloridos.

“Você pode investir também nos quadros com desenhos, que remetam à formas e objetos antigos ou mesmo em preto e branco, ou sépia. Eles, por si só, já conseguem dar um efeito muito interessante de banheiro retrô”, diz a arquiteta.

espelho banheiro
O espelho é uma das características mais marcantes do banheiro retrô (Foto: Shutterstock)

Os espelhos não podem ficar de fora da decoração, já que são importantes nesse estilo. Karla diz que os modelos ovais, redondos ou com bordas chanfradas são os que mais dão uma cara retrô.

Por fim, há a opção das cores. A cor branca é uma característica bem forte do retrô e fica legal se investir em móveis e louças brancas.

“Mas as cores rosa e azul também podem ser responsáveis por dar esse toque no banheiro, não precisa tê-las em uma parede inteira e podem ser inseridas em pequenos detalhes, que já darão aquele toque que você procura”, finaliza Karla.

banheiro branco
Só a cor branca já deixa o ambiente com o visual mais antigo (Foto: Reprodução/Pinterest)
banheiro rosa
Pia do banheiro em rosa remete ao estilo retrô (Foto: Reprodução/Pinterest)

 

+ Cozinhas e banheiros: qual o melhor modelo de cortina e persiana?

+ Conheça os principais erros de decoração do banheiro

+ Veja 10 ideias criativas para decorar o espelho do banheiro

+ Veja dicas para acertar na decoração de banheiro pequeno

+ Saiba quais são os aromas indicados para cada ambiente da casa

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

7 Comentários

  1. Adoro decoração. Ficarei muito feliz em receber dicas. Ainda mais quando as dicas referem-se ao reaproveitamento de objeto, móveis….

  2. Olá, Gleides! Ficamos muito felizes com esse comentário! 🙂 Fique à vontade para comentar, compartilhar e dar sugestões sobre o nosso conteúdo. Abraços!

  3. Olá, Gleides! Ficamos muito felizes com esse comentário! 🙂 Fique à vontade para comentar, compartilhar e dar sugestões sobre o nosso conteúdo. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.