28/11/2019

Saiba como decorar a lavanderia de um apartamento pequeno

É importante dar atenção especial ao espaço para que ele fique bonito, funcional e organizado

Fonte: ZAP em Casa

Apesar de estar presente de uma forma geral na área de serviço, um lugar de pouca circulação de pessoas, a lavanderia é um espaço importante da casa pela sua funcionalidade para os moradores. Mesmo parecendo não merecer uma atenção especial, os olhos devem se voltar para uma decoração bonita e prática para a lavanderia. Principalmente em apartamentos pequenos porque, por ser uma área pequena, mas que reúne uma série de atividades domésticas, ter uma decoração bem elaborada vai deixar o espaço mais funcional e bem organizado, mais agradável para quem precisa fazer os trabalhos no local. Além disso, o espaço deste tipo de imóvel é limitado e ela pode aparecer integrada à cozinha e ficar visível para quem circula pelo ambiente, inclusive as visitas. Confira como decorar a lavanderia de um apartamento pequeno.  

É importante que a lavandeira seja bonita e prática (Foto: Shutterstock)
É importante que a lavandeira seja bonita e prática (Foto: Shutterstock)

Detalhes

As lavanderias são ambientes com atividades específicas e objetivas e, quando há espaço, é possível diversificar os usos e incluir mais tarefas, mas com a área pequena, é importante focar no que é essencial. “Opte por uma boa lavadora, uma bancada e um tanque, armários planejados e prateleiras. Um ambiente organizado, dada a natureza da atividade, é fundamental. Cada coisa deve estar em seu lugar, mas não necessariamente fechada em armários, porém sempre organizada. Esconder bagunça não é uma boa solução”, afirma o arquiteto Felipe Silveira, do escritório Mucam Arquitetura. Além disso, é preciso ter atenção aos elementos e cores que serão usados na decoração da lavanderia do apartamento pequeno. “No geral, os espaços com menos elementos e cores neutras dão uma sensação de amplitude. Usar branco e combinar com outras cores é uma solução. O contraste quebra a monotonia de uma área que naturalmente é clara e chata”, acrescenta.

Otimização

A decoração da lavanderia do apartamento pequeno exige ainda atenção aos móveis e também eletrodomésticos para que as escolhas otimizem melhor o espaço. “Se possível, faça uso da tecnologia, com equipamentos compactos ou sobrepostos em torre, que desenvolvam varias funções, como lavar e secar, por exemplo, e otimize os recursos. Além disso, armários até o teto, bancadas e prateleiras dobráveis de múltiplos usos, tábuas de passar, cabideiros e varais retráteis, existem muitas soluções inteligentes já prontas no mercado e podem ser incorporadas no planejamento de sua área de serviço”, pontua Felipe Silveira.

Funcionalidade

É preciso levar em consideração a rotina de uso da área de serviço e agregar isso à decoração da lavanderia de apartamento pequeno. Pensar nos materiais que são mais utilizados no dia a dia e separar os itens de acordo com os seus usos são dois exemplos de como garantir uma maior funcionalidade ao ambiente, que tem o espaço reduzido e precisa de organização. “É importante fazer escolhas dentro da rotina de trabalho, guardando e separando como a pessoa vai usar. Os materiais de limpeza podem ficar em caixas ou em portas longe das crianças. As vassouras podem ser penduradas em pequenos ganchos ou armários fechados, só depende da forma e frequência com que são utilizadas.

Outro exemplo é usar uma caixa apresentável com conteúdo bem definido, com material de limpeza para banheiros, e colocar em uma prateleira, inclusive ela não precisa ficar escondida e pode ajudar a compor a decoração da estante”, ressalta o arquiteto. 

(Foto: Shutterstock)
(Foto: Shutterstock)

União

Em muitos casos, principalmente nos edifícios novos, a cozinha e a área de serviço acabam aparecendo de forma integrada na planta do imóvel, seja por economia ou por facilidades técnicas. Porém existem aspectos positivos e também negativos desta união e, por isso, é fundamental ficar atento para aproveitar melhor a situação. “Compartilhando ou aproximando pontos hidráulicos é possível reduzir custos na construção. Mas isso gera alguns inconvenientes na organização destes ambientes, que passam a ter muito mais coisas em comum do que realmente têm, como os mesmos revestimentos, a mesma iluminação, por exemplo. E quando essa união é inevitável devemos assumir manter a tipologia visualmente aparente e condizente”, explica Felipe Silveira. 

decorar lavanderia de apartamento pequeno
(Foto: Shutterstock)

Divisão

Mas, mesmo nos imóveis que tenham a cozinha e a área de serviço integradas, existem meios de fazer a divisão entre elas, mesmo que o espaço não seja tão grande. Porém, justamente por isso, é preciso ter atenção redobrada para que não pese no ambiente. 

“Existe a opção de pequenas divisões e setorizações, mas elas devem ser feitas com cuidado pois causam muito impacto, por menores que sejam. Toda divisória, em pequenos espaços, deve ser discreta e ter seu volume reduzido. Vidros jateados, portas de correr, cobogós, biombos vazados, tudo isso pode ser usado e apresentar um bom resultado”, afirma o arquiteto.

O espaço da sua lavanderia já não é mais o suficiente?

 

Tags: decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.