13/06/2014

Decore a casa de acordo com a fase de sua vida

Confira as dicas das arquitetas Adriana Victorelli e Thais Lacialamella e das designers de interiores Silmara Ferrari, Marília Brunetti de Campos Veiga e Marli Assis

Fonte: ZAP Imóveis

Confira as dicas das arquitetas e designers de interiores sobre este assunto

Todos nós passamos por várias fases em nossas vidas e a aparência de nossa casa também costuma mudar de acordo com o momento que vivemos. Veja como pode ser a decoração em cada uma dessas fases:

Não pode faltar o espaço para estudo no apartamento de universitários (Fotos: Shutterstock)

Apartamento de universitários – Os jovens que prezam por uma reunião de amigos com certa frequência devem ter um apartamento que preserve a individualidade de cada morador com a personalização do quarto, além de ter uma área comum pronta para receber com conforto os amigos. Não pode faltar o espaço para estudo, de preferência dentro do dormitório, onde cada morador possa se isolar e preservar a concentração para estudar.

O primeiro apartamento de um solteiro – Hora de abusar da personalização. Para quem é solteiro e vai decorar seu primeiro apartamento é o momento de colocar todos os seus gostos em prática, sem ter que se preocupar com a democracia de um apartamento dividido. Vale usar pôsteres das bandas preferidas, as cores ou neutralidade nos móveis para expor o gosto do morador e, se preferir, uma mesa de jogos em vez de uma mesa de jantar.

A fim de ampliar e facilitar a circulação, integre a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha, podendo utilizar estantes como divisórias que atendam aos dois ambientes, ou remova qualquer divisão. Como os solteiros normalmente gostam de praticidade, devem ter tudo sempre à mão, portanto usem a parede para pendurar coisas. Para facilitar a limpeza, adotem revestimentos fáceis de limpar, como os pisos laminados.

O espaço deve estar apto às mais diversas ocasiões, como para receber amigos, fazer reuniões ou até mesmo para receber a família. Para isso, pode-se abrir o segundo quarto para a sala, com porta de correr, transformando-o em espaço multiuso: escritório, home theater, quarto de hóspede ou ampliação do living nos dias de festa.

Solteiros devem ter tudo sempre à mão

Utilize itens do seu hobby como decoração: podem ser a prancha de surfe, o violão ou a bicicleta, por exemplo.

Adote cores frias e vibrantes, que dão energia e alegria ao ambiente, seja em uma das paredes ou em móveis contemporâneos e divertidos.

Decoração de um solteiro de 40 anos deve ser funcional

Apartamento de solteiro aos 40 – Os tons sóbrios e quentes misturados com marrom e preto criam uma atmosfera de sofisticação nos ambientes, assim como os espelhos.

A decoração deve ser funcional, prática e arrojada, captando as necessidades contemporâneas e sociais específicas desta fase da vida, em que se preferem materiais nobres e tudo o que a tecnologia tem a oferecer.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

A área do home theater e o espaço gourmet são os mais requisitados por esse público, que adora receber convidados e estar entre amigos.

Sala tem que ter espaço para receber os amigos

O primeiro apartamento de recém-casados – Nesta fase a harmonia do casal vai estar estampada na casa. Um quarto confortável, espaço para receber os amigos, uma cozinha equipada para o casal colocar em prática as experiências gastronômicas e referências que o casal tenha no que diz respeito à decoração devem ser equilibradas para agradar a ambos. Alguns serviços auxiliam o casal a se entender na arrumação, como o de uma organizer, que pode ajudar a estabelecer o lugar de cada coisa e evitar desgastes com hábitos individuais.

Invista em um piso confortável, iluminação dimerizada e cômoda confortável

O primeiro filho – É quase inevitável que o casal invista demais nessa fase. É um mundo novo e costuma atrair uma expectativa de um quarto harmônico, cheio de acessórios úteis (e inúteis), que os pais de primeira viagem experimentarão. A famosa poltrona para amamentar pode ser menos útil que uma cama de apoio para os pais democraticamente alternarem nas incontáveis noites de plantão. Apesar desta ânsia em comprar de tudo, a realidade é que menos é mais. Quanto menos objetos, menos alergias, menos obstáculos… Invista em um piso confortável, iluminação dimerizada, berço com altura regulável, uma cama ou poltrona confortável para amamentar e dormir, e não se esqueça de proteger tomadas, cantoneiras e quinas pela casa na fase em que o bebê ganha mais independência e explora o que há de novo.

Os casados procuram um lugar seguro para criar os filhos

Casados aos 40 anos – Aos 40 anos, os casados já estão em apartamentos maiores e o foco é o modelo de apart-clube, ou seja, um lugar seguro para criar os filhos com sala de cinema, piscina, playground, tudo compartilhado. O foco principal no interior é receber os amigos, ter um bom equipamento de home theater e uma cozinha funcional. Há uma preocupação com estética, beleza e já podem ter peças de design assinadas, pois gostam que os amigos admirem a casa.

Adultos recém-separados – Hora de recomeçar. Por isso, este imóvel é muito parecido com o primeiro apartamento de um solteiro. Devem-se resgatar os gostos pessoais, as referências e preferências individuais e abusar na decoração, deixando o imóvel com a cara do proprietário. É hora de extravasar e investir na personalização para amar seu novo lar e se redescobrir, reaprender a viver com sua companhia e no seu canto, receber amigos ou simplesmente mergulhar num sofá e ver filmes até o dia amanhecer.

Esse público mescla a decoração dos jovens com a dos quarentões

Este cliente deseja normalmente liberdade e coisas com o seu jeito, por isso mescla a decoração dos jovens com a dos quarentões. A diferença é que esperam o aconchego e o calor de um lar, como tinha em família. Para isso, o uso de madeira e de tons terrosos facilita a composição. Não se deve esquecer que devemos ter ambiente lúdico para as crianças, se tiver filhos, e romântico para um novo encontro a dois.

Idosos – A melhor idade requer alguns cuidados. Por mais ativo e independente que o idoso possa ser é importante que o imóvel seja adaptado para o futuro e garanta segurança para evitar acidentes. Contar com portas mais largas, barras de apoio, principalmente nos banheiros, pisos antiderrapantes, móveis confortáveis, que não dificultem o ato de levantar e sentar, botões de emergência para, numa eventualidade, o idoso conseguir pedir ajuda.

Imóveis devem contar com portas mais largas, barras de apoio e móveis confortáveis

Na parte da decoração, o gosto pessoal dos moradores, como sempre, deve ser preservado. Reformar móveis que tenham uma história e apreço, além de espaço para expor as fotos impressas que as gerações pré-instagram cultivam com tanto cuidado também são uma boa pedida.

A iluminação precisa ser equilibrada, pois muita luz pode ofuscar e causar acidentes.

Tenha um ambientes divertidos e lúdicos para as crianças

Casa com crianças – É importante ter ambientes divertidos e lúdicos, com bastante cor e espaços para brincar e para guardar os brinquedos. Os espaços adultos devem ser preparados (leia-se reforçados) para receber as crianças com tecidos laváveis e duráveis.

Sempre reserve um local adequado para o animal ter alimento e água

Animais de estimação – Seja qual for a fase da vida, um companheiro de todas as horas é sempre bem-vindo e deve ser uma decisão comum aos moradores para evitar que o inocente animal sofra de falta de carinho por ser indesejado por um ou outro membro da família. Deve-se ter em mente que o animal nem sempre faz as necessidades em local demarcado, muitas vezes solta pelos, faz barulho, quando pequeno pode devorar sofás, mesas e os sapatos mais caros da sua coleção.

Sempre reserve um local para o animal ter alimento e água e espaço adequado para suas necessidades. Os pisos devem ser resistentes para serem molhados e limpados inúmeras vezes. Deve haver também um canto confortável e com temperatura adequada para ele dormir.

5 Comentários

  1. tenho um apt. com sala boa com um terraço,vista lateral ao mar do lado direito, e a mata do lado esquerdo, nenhum outro imóvel será construido futuramente.quarto, banheiro, cozinha, area de serviço amplos, nunca foi reformado, está situado na Divisa entre Santos e São Vicente, bairro Itararé. queria saber qual é o procedimento para alugar ou vender. espero,instruções, abraços.

  2. Gostaríamos que incluissem os créditos das designers de Interiores Marli Assis e Silmara Ferrari, que participaram com dicas para esta matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.