25/09/2013

Decore sua casa para uma festa infantil

Confira as dicas para organizar o espaço, arrumar a mesa e economizar

Fonte: ZAP Imóveis

O aniversário do seu filho está chegando e você pretende fazer a festa em casa? Pois saiba que é possível deixar o ambiente bem aconchegante e economizar na decoração e preparação da mesa.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Primeiramente, você deve escolher o local da casa onde vai receber seus convidados. A consultora de marketing digital Alessandra Menozzi Brandão, que tem como hobby organizar festas, explica que a escolha depende, basicamente, do espaço.

Decore sua casa para uma festa infantil
A pessoa deve escolher o lugar da casa em que os convidados vão ficar mais confortáveis, aconselha especialista (Fotos: Divulgação)

“No aniversário do meu filho, por exemplo, fiz a festa na sala de estar, que está ligada a uma área externa. A pessoa deve escolher o lugar da casa em que os convidados vão ficar mais confortáveis.”

Ela conta que, como a decoração da casa dela sempre foi muito clean, com poucos móveis, ela só retirou os sofás, utilizou a mesa de jantar como a mesa principal do evento e alugou mesas e cadeiras. “Para as pessoas que vão fazer na sala de estar, é melhor retirar os móveis para ter mais espaço, mas se isso não for possível, tente integrar a festa ao ambiente”, aconselha.

Na festa do filho, Alessandra fez praticamente tudo. “Só encomendei coisas que não sabia mesmo fazer. Os docinhos de copinho podem ser todos feitos em casa, é só comprar os copinhos em um atacadão”, recomenda.

Decore sua casa para uma festa infantil
A decoração da casa deve ser clean, com poucos móveis e mais enfeites

Os itens para a mesa de guloseimas podem ser comprados em lojas de doces por atacado. E os itens para decoração são encontrados em lojas especializadas, onde custam mais barato e há grande variedade.

Alessandra conta que, na época, seu filho comia papinhas de potinho. “Um pouco antes comecei a guardar os potes e os utilizei para colocar balinhas. É só esterilizar os potinhos e fazer uma tampinha em tecido. Fica ótimo. Os cupcakes e popcakes eu fiz em casa, pois saem muito mais baratos e dão um charme à a mesa”, ensina.

“O tema da festa era floresta, então utilizei todos os bichinhos de pelúcia que tínhamos. Comprei grama artificial e cobri toda a mesa, ficou muito bom.”

Para os centros de mesa, ela usou cachepôs de papelão na cor do tema, com balas e um pirulito bem grande. “Só encomendei a decoração com balões, pois não sabia fazer. Para quem gosta de colocar a mão na massa, dá para curtir bastante e hoje temos muitas opções do que fazer e muita ajuda na internet.”

Decore sua casa para uma festa infantil
Na parte de decoração, é possível criar muitos temas, mas tome cuidado com os excessos

Check-list

Alessandra recomenda fazer um check-list simples, mas que vai ajudar muito a não esquecer nada importante para a festa:

Tema – Geralmente, no primeiro e segundo aniversários, quem escolhe o tema são os pais, depois disso os pequenos já sabem o que querem.

Lista de Convidados/Convite – Quando for pensar na lista, veja quantas pessoas realmente cabem no local escolhido e também no seu orçamento.

Decoração – Há boas lojas na internet com vários temas, mas é claro que você pode fazer outras coisinhas para incrementar o resultado. Compre bandejas brancas, que são lindas e combinam com todos os temas. Além disso, você pode usá-las em outras festas, por isso são um bom investimento. Use peças de vidro, pois não interferem na decoração. Você pode mandar fazer em qualquer vidraçaria. Eles cortam no tamanho que você quiser e dão acabamento, depois é só colocar pés de silicone e ficam ótimas. Também há peças de acrílico de boa qualidade e com preço bom. Na parte de decoração, é possível criar muito, mas tome cuidado com os excessos.

Comidas e bebidas – É possível fazer muitas coisas e tudo depende do que você vai oferecer e o horário da festa. Tome como exemplo a parte da tarde, a partir das 16h.

Decore sua casa para uma festa infantil
Os itens para a mesa de guloseimas e para a decoração podem ser comprados em lojas especializadas, onde custam mais barato e há grande variedade (Foto: Alessandra Menozzi Brandão)

Para os Adultos – Alessandra gosta de servir sanduíches-bombons, que são minipães de vários formatos e com recheios diferentes, embrulhados em papel celofane, como se fosse um bombom. Se você tiver três tipos diferentes, pense em pelo menos de um a dois de cada para cada convidado.

Sticks – Dois ou mais itens espetados em palitos diferentes. Tente achar prontos, pois hoje já existem uns muito bons. Pense em dois a três por pessoa.

Canapés – Torradinhas e patês são uma combinação de sucesso. De 10 a 12 por pessoa se for um coquetel. Se servir outras coisas, pode diminuir pela metade, ou seja, seis por pessoa. Para as crianças, coisas pequenas sempre são bem-vindas.

Docinhos – Escolha de quatro a seis opções. As pessoas comem de três a 12 unidades. Fuja do tradicional enrolado, sirva em copinhos. Se você não sabe fazer, compre um bolo bem gostoso. Ele vai ficar na lembrança dos seus convidados. Calcule 100g por pessoa.

Bebidas – Leve em consideração a faixa etária, pois as crianças bebem menos que os adultos. E também a época do ano. No verão se consome mais do que no inverno. Segue a lista e quantidades:
Refrigerante – 400 ml por pessoa se tiver outra bebida; 600 ml por pessoa se for apenas refrigerante e água. Ofereça as versões normal e light.

Para as crianças pequenas, se você optar por suco em vez de refrigerante, há garrafões onde pode colocá-los e deixar à vontade para todos se servirem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.