10/11/2008

Decreto tomba definitivamente o Copacabana Palace

Fonte: O Globo

A partir de agora, quaisquer obras em suas instalações deverão ser aprovadas pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro

Aos 85 anos de idade, o Copacabana Palace recebeu uma proteção definitiva da prefeitura. Todo o conjunto arquitetônico do hotel foi tombado por um decreto municipal publicado em outubro deste ano. A partir de agora, quaisquer obras em suas instalações deverão ser aprovadas pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro.

O Copacabana Palace é um marco na ocupação e na paisagem do bairro e contribuiu para a projeção internacional da cidade. O prédio principal foi erguido em 1923 pelo empresário Octávio Guinle e Francisco Castro Silva, atendendo a uma solicitação do então presidente Epitácio Pessoa (1919-1922), que desejava um grande hotel de turismo na então capital do país.

O hotel serviu como locação do filme “Flying down to Rio”, com Fred Astaire e Ginger Rogers e recebeu estrelas do cinema, como Alain Delon, e nobres de sangue azul, como a rainha Elizabeth II.

Desde sua inauguração, o hotel só teve dois proprietários, a família Guinle do Rio de Janeiro; e a partir de 1989, a Orient-Express Hotels, Trains & Cruises.

O prédio principal é protegido desde a década de 80 pelo município, pelo estado e pelo governo federal.

O tombamento realizado em março de 1986 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) abrange todo o conjunto do hotel, a pérgula e a piscina, que ficam em frente à Avenida Atlântica. Em 2002, o órgão decretou o tombamento do teatro, nos fundos, de frente para a Avenida Nossa Senhora de Copacabana. De acordo com o Inepac, os anexos nos números 313 e 327 da mesma avenida são construções posteriores e não são tombados pelo órgão.

Na atualidade, o Copacabana Palace permanece como um dos mais importantes estabelecimentos hoteleiros da cidade e do Brasil, ocupando uma área de onze mil metros quadrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.