15/06/2009

Deixando o barulho lá fora

Fonte: Jornal da Tarde

Quanto se trata de janelas anti-ruídos, o que vai ditar o quanto o produto conseguirá isolar de sons não se relaciona tanto com vidros mais espessos, estruturas mais pesadas ou fechos mais seguros. Segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), 90% dos problemas ocorrem durante o processo de montagem.

?O mais importante é a vedação. Senão, há casos em que o desempenho acústico de uma janela comum pode superar o de uma antirruído, o que pode inviabilizar o investimento no produto?, afirma Mitsuo Yoshimoto, pesquisador do instituto.

O problema mais recorrente, diz, reside nas juntas de vedação. ?O vidro precisa de corte especial, pois uma borda cortante pode cortar a junta de vedação e abrir uma fresta. Janelas em vãos da parede precisam de cuidado para verificar se não há folgas entre estrutura e caixilho.?

Produtos com laudos do IPT são apenas um indicativo do potencial de isolação da janela, que vai depender da montagem. Os testes são guiados pela norma de desempenho NBR 15575. Quanto maior o valor do índice, maior a isolação do som.

Porém, para justificar a escolha por uma anti-ruído, Yoshimoto lembra que, além da instalação em cômodos apenas onde o barulho mais incomoda – como dormitórios -, o local deve ter a necessidade de uma isolação de média a alta. Caso contrário, uma janela comum com boa vedação resolve o problema.

?Vias como a Marginal Tietê, por exemplo, produzem 80 decibéis, o que pode ser considerado um valor alto, que atrapalha o sono. Uma janela acústica é capaz de isolar 40, o que já é aceitável pela Organização Mundial da Saúde?, explica.

Antes de optar pela janela, deve-se considerar outros itens, como o sistema de ventilação do ambiente. ?Esse tipo de janela estanca o som, e o ar e tende a deixar o ambiente mais quente. Colocar ar-condicionado e ventilador pode gerar mais barulho.?

Principalmente em dias frios, a janela fechada também pode gerar vapor de água que pode condensar, auxiliada pelo uso do chuveiro e fogão. Em paredes onde o sol não bate, isso gera bolor e manchas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.