06/07/2007

Demanda está maior que a oferta

Fonte: Jornal da Tarde

A crescente valorização no mercado de locação nos últimos meses tem explicação simples e didática. A demanda é superior à oferta. Segundo o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), imóveis bem localizados e em bom estado de conservação apresentam um rápido giro comercial. O intervalo de tempo médio para locação é de apenas duas semanas. Se o imóvel for uma casa, aponta pesquisa do Secovi, o período de vacância cai para 12 dias.

Além da velocidade na locação, o estudo analisou ainda as formas de garantia apresentadas pelos locatários. De acordo com a pesquisa, a figura do fiador ainda é o recurso mais utilizado para fechar um contrato. Embora tenha sofrido uma redução em relação ao porcentual apresentado em fevereiro de 2006 (55%),o índice ainda representa mais da metade das operações de locação (51,1)%.

A fatia da modalidade seguro-fiança, contudo, cresceu de 11,5% a 12% nos índices verificados nos primeiros meses do ano passado para 15,1% em maio deste ano. Segundo o Secovi, esse porcentual confirma as estimativas de crescimento gradual e significativo do segmento.

Bastante praticada no mercado, a forma do depósito antecipado ou caução de valores para contratação de locação continua a representar, aproximadamente, 33% do total negociado. De acordo com o Secovi, esse tipo de garantia é comum na faixa de baixa renda e com pessoas que não conseguem comprovar a renda.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.