13/05/2009

Descontos chegam a 40%

Fonte: Jornal da Tarde

Concorrência acirrada e grande número de promoções derrubam os preços neste mês

Os produtos da linha branca estão com descontos de até 40% nas lojas varejistas. As promoções e a concorrência acirrada entre as redes fazem com que a queda de preços supere os até 10% garantidos com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), medida do governo federal que ainda não completou um mês.

Ernesto Rodrigues/AE – 17/04/2009Descontos chegam a40%emalguns casos, mas os economistas alertam: quem está inseguro no emprego deve ter cautela na hora de gastar

Desde o dia seguinte ao anúncio de corte nos imposto – que chegou até ser zerado para itens como tanquinhos e fogões -, as redes trabalham com descontos e as ofertas crescem para movimentar o mercado de eletrodomésticos. A rede Wal-Mart confirma que está trabalhando acima do desconto do IPI e isso já garantiu um crescimento nas vendas de 30% desde o corte no imposto no segmento em comparação ao período anterior a mudança no tributo dos itens.

Um dos produtos ofertados pela rede supermercadista chega a ter 40% de desconto na venda pela internet (veja quadro ao lado). Nas lojas, ofertas diárias com descontos de 20% também podem ser encontrados. As promoções atuais ocorrem em cima de preços que já apresentavam retração antes mesmo da medida do governo federal. De acordo com dados da consultoria GFK Retail and Technology Brasil, os valores dos produtos de linha branca no varejo estão em queda desde o início do ano, pois o primeiro trimestre deste ano apresentou retração de 11% no custo dos produtos para o consumidor, enquanto as vendas subiram 4% em comparação com os mesmo período de 2008.

O economista da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) Guilherme Dietze acredita que a redução do IPI foi usada pelas redes varejistas como uma forma de cativar o consumidor. “Em momento de crise, o comércio busca o clientes e vendas. Com a concorrência, as reduções acabam indo além do imposto, o que beneficia principalmente o consumidor”, explica.

Para o economista, o mais interessante para os lojistas e clientes é que a redução se deu antes do Dia das Mães, o que reforçou as vendas. Segundo o Grupo Pão de Açúcar, o segmento de linha branca obteve mais de 40% de crescimento no faturamento na data comemorativa. Só as vendas de lavadoras automáticas tiveram elevação de 48%.

Dietze afirma que o momento para quem quer comprar produtos de linha branca é oportuno, mas que o consumidor que não estiver seguro no emprego deve ter cautela. “Ainda temos dados negativos quando se fala de nível de emprego. Mas para quem confia na estabilidade ou tem dinheiro para pagar à vista e precisa fazer a substituição do eletrodoméstico, pode ser uma boa hora para conseguir bons preços”, diz.

O economista ainda acredita que a redução de impostos para o segmento possa ser mantida, mas como não há certeza, o consumidor tem até julho para aproveitar artigos com corte de impostos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.