20/07/2009

Designer cria peças em resina para adornar os ambientes

Fonte: O Globo

Rio de Janeiro – Em poucas linhas, gatos, pinguins, cachorros e pássaros são esculpidos em resina pelas mãos da goiana Daniela Ktenas. Bancos e mesas também ganham forma para dar mais bossa aos ambientes. Influenciada pela linguagem de arte japonesa, a designer, que mantém um blog com todos os seus trabalhos, procura criar produtos com poucos detalhes e construir diálogos sutis com a decoração. Algumas de suas peças já estão estampadas nas vitrines das lojas de importantes centros de arte, como o MoMA, em Nova York, e o Centre Pompidou, na França. 

Pinguim Imperador em resina para adornar os ambientes (Foto: Divulgação)
Pinguim Imperador em resina para adornar os ambientes (Foto: Divulgação)

“Na verdade, o trabalho com resina polida não me permite fazer muitos detalhes no produto. Gosto de trabalhar com o mínimo, com o que é essencial. O estilo japonês, nesse sentido, me agrada bastante, por ter uma linguagem simples, limpa. O meu objetivo é propor com essas peças um silêncio visual, que não grita no ambiente. Os objetos apenas sussurram”, diz Daniela Ktenas.

Antes de descobrir seus talentos em resina, Daniela trabalhava como designer gráfica. Chegou até a atuar em revistas por um tempo. Mas o gosto pelo processo criativo e a influência dos pais artistas plásticos a encaminhou para o design de objetos e móveis. Cada peça da artista possui um traço peculiar. A goiana tenta transpor o universo das artes gráficas para suas esculturas, colares e cadeiras.

“O meu pai já trabalhava com resina há mais de trinta anos. Observei todo o seu processo de criação e a partir daí tentei traduzir o meu universo de trabalho com esse material. Primeiro, comecei a experimentar revestir móveis de madeira. Depois veio a vaquinha. Passei então a me dedicar aos bichos e sem perceber fui acumulando uma série de peças com esse design simples e diferente”, explica a artista plástica. 

Banco da designer Daniela Ktenas em resina
Banco da designer Daniela Ktenas em resina

Há muitos objetos charmosos feitos por Daniela Ktenas. Entre eles, a Vaquinha Moo, o pingüim Imperador, o gatinho da sorte, Maneki Neko, e o cachorro pintado. Outra peça que também chama a atenção é o banquinho de acrílico branco listrado em vermelho, que tanto pode servir de assento como de abrigo para os seus bichinhos de estimação. Os trabalhos da designer também incluem colares e pulseiras em cores quase sempre vibrantes. E quem quiser peças específicas, pode encomendá-las pelo blog da designer. Tanto faz motivo e o objeto. Para Daniela, o importante é que seja feito com arte e resina.

SAIBA ONDE ENCONTRAR:  
Blog da designer Daniela Ktenas Hits Kids – Alameda Gabriel Monteiro da Silva, São Paulo – (11) 3083.3989.

Via Manzoni – Rua Barão de Jaguaribe, 37, Ipanema, Rio de Janeiro, RJ – Tel: 21 2267.7050

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.