09/09/2007

Detalhes em destaque

Fonte: O Globo

Casa Design tem 34 projetos em casarão de 7 mil metros quadrados

André TeixeiraZap o especialista em imóveisNa cozinha do gourmet, o monocromatismo é quebrado por uma coluna de vidro, com pimentas dedo-de-moça

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Detalhes pequenos… que saltam aos olhos. Na mostra Casa Design 2007, em Niterói, não faltam exemplos. Uma coluna de vidro preenchida com pimentas dedo-de-moça, na cozinha-gourmet; bordas do teto e do rodapé curvos, dando a idéia de uma cápsula, na adega; e vigas metálicas vermelhas, que fazem alusão à urbanização moderna, no loft, são alguns desses pequenos destaques. Ao todo, a exposição tem 34 ambientes, num casarão que ocupa área de sete mil metros quadrados.

No living de apoio, a bossa está no teto, rebaixado no entorno com uma bandeja de gesso e revestido, no centro, com taquara (espécie de bambu) pintada de branco.

André TeixeiraZap o especialista em imóveisNo living, fibra natural no mobiliário e no teto, para dar aconchego

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

— A fibra natural, no teto, deu calor ao ambiente, especialmente com a iluminação embutida amarela — diz a arquiteta Iracema Monassa, explicando que o espaço, projetado para uma família, serve de apoio à cozinha do gourmet.

Nessa cozinha, aliás, a tendência monocromática — o projeto tem tons de cinza e preto — é quebrada por uma coluna de vidro, na parede, cheia de pimentas dedo-de-moça. Bem vermelhas.

— O espaço também tem uma luminária com pendentes de maçãs artificiais. Esses detalhes em vermelho representam o contraste picante versus doce — explica Beth Moura, parceira de Antônio Vianna no projeto do espaço.

André TeixeiraZap o especialista em imóveisNo quarto do jovem roqueiro, vigas metálicas vermelhas fazem alusão à urbanização, trazendo a rua para dentro do espaço

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outro ambiente que usa o vermelho para quebrar o predomínio de cores escuras é o do quarto do loft, criado para um jovem músico que gosta de rock. Os arquitetos Rodrigo Abelha e Roberta Alvarenga realçam o cinza com vigas metálicas vermelhas:

— É o quarto de uma pessoa que gosta da rua, por isso trouxemos a rua para dentro — diz Roberta.

Na adega, onde a proposta das designers de interiores Juliana Decnop e Marcele Linhares foi inovar, rodapé e teto têm bordas curvas.

André TeixeiraZap o especialista em imóveisNa adega, opção pela linguagem contemporânea, em vez da decoração rústica tradicional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

— Foi a forma de tornar o espaço mais aconchegante, o que é imprescindível a uma adega — ressalta Juliana, acrescentando que em vez de um ambiente rústico, elas optaram por uma linguagem contemporânea, em que o branco predomina.

O Casa Design poderá ser visto até o próximo dia 23. O endereço é Avenida Independência 22, Pendotiba. A entrada custa R$20, sendo que estudantes e idosos pagam R$10.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.