22/10/2011

Detentas transformam lonas usadas em tecido para móveis

Detentas transformam lonas usadas em tecido para móveis

Fonte: Revista do ZAP

Projeto desenvolvido em parceria com empresa gaúcha já foi até premiado

As empresas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente. Foi assim, pensando num planeta mais sustentável, que a empresa Krim Bureau Brasil desenvolveu um projeto que transforma lonas de publicidade usadas em móveis e produtos reciclados. O esquema conta com a participação de detentas do presídio Madre Pelletier, em Porto Alegre.

detentas transformam lonas usadas em tecido para móveis
















Puff desenvolvido no projeto


Os produtos da linha Ecokrim são confeccionados com resíduos de lona e PVC. A empresa recolhe as lonas e as encaminha para a penitenciária feminina Madre Pelletier. Lá detentas desfiam esse material para criar tecidos. Os tecidos então são aplicados em estofados, bancos, pufes e bolsas.

Cerca de dez mulheres do Madre Pelletier fazem parte deste processo. Pelo serviço, elas recebem pouco mais de 85% do salário mínimo nacional, dentro de uma lógica de reinserção social e conforme o previsto pela Lei de Execuções Penais (LEP). Há ainda a participação de artesãs e costureiras microempreendedoras.

detentas transformam lonas usadas em tecido para móveis



Banco com assento de lona

Por enquanto, os produtos são feitos somente sob encomenda. A partir da segunda quinzena de novembro, eles poderão ser comprados em quatro pontos de venda em Porto Alegre. Está prevista ainda a criação de uma loja virtual com entregas para todo o Brasil. A data de lançamento do site, entretanto, não está definida. A empresa também possui um posto de coleta de lonas utilizadas em propaganda em sua sede, em Porto Alegre.

Premiada
Este ano, o segmento sustentável da empresa, o Ecokrim, ganhou o Prêmio Planeta Casa 2011, na categoria Ação Social com o Projeto Recicle-se. A linha Eco Recicle-se também foi premiada com o bronze na categoria Acessórios Pessoais do Idea/Brasil.

Leia mais:
>> Acabamentos de PVC oferecem praticidade
>> Dicas para tornar sua casa mais sustentável
>> Faça uma reforma sustentável e econômica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.