22/03/2012

Dia Mundial da Água: saiba como diminuir o consumo de água nos condomínios

Dia Mundial da Água: saiba como diminuir o consumo de água nos condomínios

Fonte: Revista do ZAP

Um condomínio com cerca de 36 unidades utiliza, em média, 12 metros cúbicos de água por dia. Manutenções, usos de cisternas e de hidrômetros individuais ajudam a diminuir esse consumo

O 22 de março é o Dia Mundial da Água, data importante para reforçar o combate ao desperdício e ao consumo irracional desse recurso natural tão importante. Os condomínios podem ajudar nessa luta, consumindo menos água e, consequentemente, reduzindo os gastos mensais.

De acordo com o diretor de condomínios da Guarida Imóveis, Newton Nunes, um condomínio médio, com cerca de 36 unidades, chega a utilizar em média 12 metros cúbicos de água por dia. Esse consumo pode ser reduzido de 20% a 30%, explica ele, se algumas ações forem seguidas.

Confira as dicas de Nunes para que os condomínios consumam menos água:

Manutenção
Se a conta de água aumentou bastante e repentinamente, a causa pode ser um vazamento. O ideal é que se verifique periodicamente as condições dos encanamentos gerais dos edifícios, as bombas dos reservatórios, as torneiras, válvulas de vasos sanitários e canos de apartamentos, para ver se não há alguma avaria.

Divulgação

















Instalação de cisternas
Instalar cisternas, ou reservatórios de águas pluviais, é outro modo de poupar- água, pois esses equipamentos colhem a água de chuva que, depois, pode ser utilizada para regar plantas, lavar calçadas e áreas comuns dos condomínios, por exemplo.

Divulgação



Medidores individuais
Nas construções mais recentes já é comum a medição individualizada de água e gás, mas, na maioria dos prédios, a medição é coletiva. De acordo com Nunes, os hidrômetros individuais são uma saída para estimular a economia de água, pois cada morador vai saber exatamente o quanto é gasto.

O custo para colocar esses aparelhos em cada imóvel é alto, mas o investimento seria compensado a médio e longo prazo. Antes fazer qualquer instalação, ressalta ele, é preciso observar a viabilidade técnica com um profissional habilitado.

Campanhas nos condomínios
É preciso incentivar os condôminos para que todos colaborem, reduzindo o uso de água, isso. Isso porque 90% do consumo ocorre dentro dos apartamentos.


Leia mais:
>> Truques para descobrir se há vazamento de água na sua casa
>> Individualize o consumo de água no condomínio
>> Torneira tem tecnologia para economizar a água de casa
>> Sistema de reaproveitamento de água poderá ser obrigatório em edificações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.