23/12/2004

Dicas da polícia civil para casas

Fonte: Editoria Zap

Algumas das providências que a polícia recomenda ao morador de casas para dificultar a ação de ladrões são bastante simples e custam pouco. Janelas e basculantes devem ser protegidos com grades sólidas, preferencialmente instaladas internamente. Janelas que possam ser alcançadas com uso de escadas ou quaisquer outros instrumentos de escalada merecem um cuidado especial

Caso o morador não disponha de recursos mais sofisticados, a polícia aconselha o uso de obstáculos internos para impedir a entrada de invasores. Aparatos que façam barulho quando as portas e janelas são forçadas inibem a ação de ladrões. Em janelas e portas que deslizam sobre trilhos, coloque peças de madeira que impeçam seu deslizamento. Para manter vidraças fechadas faça um furo no ponto em que as partes se superpõem e introduza um prego ou parafuso resistente. Para travar vidros basculantes (os vitrôs), prenda a manopla à haste de acionamento com um cadeado ou mesmo com um arame grosso, apertado com alicate.

Não deixe portas e portões de acesso de sua casa abertos inutilmente, ainda que por poucos momentos. Acostume-se a trancar sempre as entradas, ladrões aproveitam-se de descuidos. Os arrombamentos são mais freqüentes nos acessos dos fundos da casa. Fique atento à porta da cozinha. Durante a noite ou quando estiver ausente, mantenha essa dependência isolada com as portas intermediárias trancadas. Para impedir a abertura de portas, coloque obstáculos internamente.

Esteja alerta à presença de suspeitos nas imediações de sua casa, nos momentos de sua chegada ou na hora de saída. Os roubos a residências têm grande incidência nos horários entre às 14 e 18h. Se estiver no carro e suspeitar de alguém, despiste o caminho ou procure ajuda, não desça do veículo.

Procure manter a entrada de sua casa livre de obstáculos que impeçam sua ampla visão do interior do imóvel. Evite obras de arte, decorações de jardim e outros objetos que dificultem sua própria observação e também a de seus vizinhos, das áreas de acesso. Os exaustores e aparelhos de ar condicionado devem ser solidamente presos à base de sustentação que deve ser cravada em armação de concreto armado.

Quando estiver só em casa e surgir um estranho que pretenda fazer entrega de encomendas não esperadas como presentes ou flores ou executar serviços sem aviso anterior, não abra a porta e peça para que volte em outro horário.

Tenha por perto os telefones de emergência da polícia e procure conhecer a localização da delegacia de seu bairro.

Empregados
Prefira contratar empregados com referências que possam ser confirmadas com facilidade. Caso residam fora do emprego, verifique o endereço antes de empregá-los. Se tiver dúvida, consulte a Polícia Civil.

Estranhos no quintal podem usar os empregados para ganhar o interior da casa. Procure isolar os dormitórios do restante do imóvel. Além disso, não confie à empregada todas as chaves da casa, e sim, somente as necessárias para seu ingresso nas dependências da cozinha e anexos.

Cofres
Não guarde objetos valiosos em casa, mantenha-os em cofres particulares de agências bancárias. Se preferir usar cofres de segurança em sua casa, guarde sigilo quanto à sua existência e localização e não se esqueça de fazer um seguro. Se possível, divida os valores em mais de um cofre, deixando um deles fora de seus aposentos particulares.

Cães
Cães adestrados no lado externo da casa nem sempre são eficientes. Cachorros de estimação de pequeno porte que ficam dentro da casa, principalmente na área dos fundos, podem dar o alarme no caso de tentativa de arrombamento dos acessos.

Vigias com armas
Quando vigias inexperientes e sem aptidão para o manejo certo e eficiente de armas portam revólveres, a segurança pode virar ameaça. Guardas despreparados são presas fáceis para ladrões, que se apossam de suas armas.

Esse alerta vale para qualquer pessoa inapta para usar armas. Atiradores sem treino podem ser levados à prática de atos temerários que podem expô-los a grandes riscos. Se a situação apresentar perigo, dispare a arma para o ar, para despertar a atenção de vizinhos ou policiais.

Vizinhos
Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.