25/05/2016

Dicas de decoração para uma noite de queijos e vinhos

Época do ano é propícia para a proposta. Veja como montar a mesa.

Fonte: ZAP em Casa

A chegada do outono e a aproximação do inverno são bons ingredientes para convidar o parceiro, familiares e amigos para uma noite de queijos e vinhos.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

De um encontro mais informal a um mais refinado, cheio de detalhes, a especialista em decoração e proprietária da For My Guest, Nathalia Prazak, dá algumas dicas de como montar uma mesa para a ocasião. Confira!

Cores invernais

queijos_e_vinhos
Os tons escuros ficam ideais na hora de compor a mesa (Foto: Divulgação/ For My Guest)

As estações com uma decoração de tons quentes. “Aposte em toalhas de mesas, guardanapos e sousplats em tons beige, uva e vermelho escuro, que trazem a sensação de aconchego que o período pede”, afirma Nathalia.

 

Disposição da mesa

Segundo a especialista, em encontros mais informais, a dica é deixar todos os queijos espalhados pela mesa com pegadores e pratos pequenos empilhados para que os convidados possam se servir. “Os queijos podem ser colocados em cima de tábuas especificas para eles, mas as de cortar legumes, que forem de madeira, se estiverem em bom estado e forem bem posicionadas, dá um feito bem bacana.”

noite_de_queijos_e_vinhos
Na hora de compor a mesa, deixe os queijos separados (Foto: Divulgação/For My Guest)

Se a intenção é oferecer um jantar, o ideal é deixar os lugares já postos na mesa. “Aqui vale apostar em velas para ajudar a deixar o ambiente com clima quentinho”, diz a especialista. “Para reforçar essa sensação, é possível investir também em tábuas de madeira feitas de toras de árvores, um produto relativamente novo no mercado, que dá um efeito rústico e combina perfeitamente com a ocasião”.

 

Identificando os queijos

Para as reuniões mais simples, a dica da consultora é confeccionar cartões com o nome dos queijos. “Você pode fazer de próprio punho ou usar alguns recursos gráficos, como cores e desenhos para montar a comunicação”, afirma Nathalia. “Para fixar, dá para colocar os cartões em garfinhos de madeira”.

queijos e vinhos
Uma dica divertida é deixar o tipo de queijo e o tipo de vinho escrito na mesa ou com tags (Foto: Reprodução/Pinterest)

Nos casos mais formais, a sugestão é comprar pequenas lousinhas para escrever com giz o nome dos queijos ou usá-las como base para colocá-los em cima. “Além de ajudar na organização, elas conversam bem com o tema e dão um toque criativo e pessoal à mesa”.

 

Cadê a taça que estava aqui?

noite de queijos e vinhos
Vale a pena apostar também em outro componentes para a mesa (Foto: Reproção/Shutterstock)

Com todas as taças iguais é comum o convidado perder a sua de vista durante o jantar e depois ficar na dúvida. “Por isso marcadores de taças são muito bem-vindos. Eles são fáceis de achar no mercado e estão disponíveis em vários formatos e preços”.

Ingredientes decorativos

queijos e vinhos como decorar
Deixe a opção do convidado cortar o seu próprio pedaço de queijo (Foto: Reprodução/Pinterest)

De acordo com a consultora, alguns ingredientes adicionais, como azeite, podem dar um toque especial à mesa e aos aperitivos. “Vidros de azeites com trufa, sem trufa e com outros temperos combinam muito com a proposta além de serem bem gostosos”.

 

+ Saiba como montar uma mesa para fondue em casa

+ Prendedor de guardanapo é solução simples e barata para dar charme à mesa

+ Leve charme e sofisticação à mesa com o sousplat

+ Veja seis dicas para montar uma mesa colorida para receber os amigos

+ Mesa com cadeiras de balanço traz playground para sala de jantar

+ Dicas para escolher a cadeira ideal para a mesa de jantar

+ Veja ideias criativas de mesas feitas com cavaletes

+ Veja como montar uma mesa para a hora do chá

+ Decore sua mesa com jogos americanos divertidos

+ Mesa de jantar na cozinha pequena – veja opções

+ Capriche na escolha do guardanapo e transforme sua mesa

+ Aprenda a decorar uma mesa de brunch

12 Comentários

  1. Faltou vela! Queiijos evinhos pede velas de vãrios formatos e cores para aquecer e tornar a recepc”ao mais elegante.

  2. No inverno fica muito charmoso o uso de velas ! No exterior se usa muito e os mais elegantes por aqui usam velas decorativas. Fica dica!

  3. Desculpe, mas os decoradores precisam se informar mais… queijos e vinhos sem velassss, nem acredito que esqueceram das velas

  4. Tenho esposa decoradora e primeira coisa em jantar de inverno aqui em casa Ç velasss. Meus amigos admiram o ar aconchegante de velas de tamanhos diferentes, formatos variados e coloridas. Fica muito legal

  5. Olá, Juliano! Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  6. Olá, Fernanda! Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  7. Olá, Edison! Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  8. Olá, Rose! Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  9. Olá, Porto! Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  10. Olá, Roberta! Ficamos muito felizes com esse comentário! 🙂 Fique à vontade para comentar, compartilhar e dar sugestões sobre o nosso conteúdo. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.