15/10/2015

Aprenda como revitalizar o piso de madeira de casa

Material deve ser revitalizado quando ainda estiver em bom estado

Fonte: Revista do ZAP

Material não dispensa manutenção e outros cuidados especiais

Sinônimo de conforto e aconchego, o piso de madeira também conquista a preferência das pessoas por ser um material que pode ser rejuvenescido. Mas, para que o piso fique sempre lindo, é necessário ficar atento à hora certa de dar alguns retoques.

piso de madeira
O piso deve ser revitalizado quando ainda estiver em bom estado (Fotos: Shutterstock)

+ Saiba como envernizar madeiras de móveis e pisos

+ Saiba quais os pisos ideais para sua garagem

Quando a revitalização do piso de madeira deve ser feita? Todo piso de madeira antigo pode ser reparado? O que fazer quando o piso for atacado por cupins? As dúvidas são muitas. Quando os problemas começam a aparecer não adianta arrancar os cabelos, deve-se procurar quem entende do assunto.

A designer Iara Santos explica que o piso deve ser revitalizado quando ainda estiver em bom estado, apresentando poucos problemas decorrentes do tempo de uso.

As arquitetas Patrícia Guerra e Roziane Faleiro, da Faleiro Guerra Arquitetura, dão as dicas para manter os pisos de madeira sempre bonitos. “Com o passar do tempo é comum os pisos apresentarem problemas como perda do brilho, arranhões, trincas ou descolamento de rejunte”, explicam.

piso de madeira revitalizado
É essencial utilizar o produto correto para ter um bom resultado na revitalização

Segundo as profissionais, para restaurar o piso é necessário substituir as peças sem condição de uso, eliminar a superfície danificada por abrasão, retirar e reaplicar as massas que preenchem as frestas e aplicar resina para assegurar a proteção.

“Não importa se o revestimento é assoalho, taco, parquê, bambu e outros. É essencial utilizar o produto correto para ter um bom resultado”, alerta Patrícia. Na hora fazer os retoques, atenção para alguns cuidados básicos: retirar todos os móveis do ambiente e proteger as paredes para não sujá-las. Depois de lixar o piso é necessário varrer, passar aspirador de pó, a seladora e o verniz. Geralmente, recomenda-se entrar no ambiente 48 horas após o tratamento.

Madeira maciça

“Os pisos de madeira maciça possuem uma peculiaridade – podem ser revitalizados até três vezes. A manutenção tem que ser frequente, com vassoura de pelo e pano macio levemente umedecido”, ensina Roziane. Nunca se deve utilizar solventes orgânicos, o contato com água também deve ser evitado para não danificar o acabamento. “Outra dica é colocar feltro nos pés dos móveis para evitar riscos”, acrescenta.

Mas, se o problema é a infestação de cupins, o melhor é se aconselhar com um profissional”, garantem as arquitetas. Iara Santos ainda lembra uma tentativa válida: “Nesse caso, deve-se fazer a revitalização aplicando o sinteco”. De qualquer forma, a prevenção é imprescindível. Pisos novos devem ser protegidos com imunizantes, adquiridos nas lojas.

+ Saiba como envernizar madeiras de móveis e pisos

+ Pastilhas na decoração: Veja 5 dicas de como usar

+ Confira 18 dicas de decoração de varandas

+ Saiba como eliminar ácaros do quarto

+ Confira 15 dicas práticas para organizar a lavanderia

+ Veja 13 dicas para usar a pasta de dente na limpeza

+ Mofo e bolor: Como prevenir estes problemas em casa?

+ Azulejos: trocar, aplicar novos sobre antigos ou pintar?

+ Apartamentos pequenos exigem truques de decoração

+ Confira 15 dicas práticas para organizar a lavanderia

+ Conheça 10 truques que facilitam a limpeza da casa

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.