29/09/2010

Dicas para achar a combinação certa de tecidos da sua decoração

Fonte: O Globo
Defina o estilo (moderno, clássico, clean ou sofisticado) e depois os padrões de preferência (Foto: Divulgação)
Defina o estilo (moderno, clássico, clean ou sofisticado) e depois os padrões de preferência (Foto: Divulgação)

A estampa do sofá já cansou e as cortinas estão desgastadas pelo tempo, mas está difícil escolher os tecidos e os tons certos para o ambiente. É comum ficar perdido entre os diversos modelos e tipos de revestimentos das lojas especializadas. De acordo com o expert no assunto Mário Salvador, dono da Blue Garden, o primeiro passo é definir o estilo que o morador deseja para o ambiente: moderno, clássico, clean, sofisticado. O passo seguinte é escolher os padrões de preferência, como listras, flores ou figuras geométricas. Pensando nisso, o Morar Bem convidou Salvador para tirar as dúvidas dos leitores sobre como usar tecidos na decoração.

Qual o melhor tecido para cortinas a ser usado em ambientes tipo sala de estar e jantar quando se tem mármores nestes ambientes?
Mário Salvador – Um linho misto com bainha aberta não ficará nada mal. Uma organza listrada também pode ser uma boa opção. Uma seda rústica em tons neutros ou as microsedas também não devem ser descartadas. Use a sua sensibilidade e procure se cercar de bons profissionais na hora de fazer a opção, desde o vendedor do tecido que vai atendê-la até a escolha de uma mão de obra qualificada.

Se for colocado papel (ou tecido) listrado nas paredes do quarto, como devem ser as cortinas, cobreleito e poltrona? Têm que ser lisas?
Salvador – Só não se deve repetir as listras nos demais itens da decoração. No mais, use e abuse dos lisos, florais, cashmeres, toiles de jouis ou quaisquer tecidos temáticos de sua preferência. Estude a possibilidade das listras do papel colocadas na horizontal, pois compõem um trabalho muito bonito.

Que cores de tecidos são indicadas para sala de visitas, entrada e quarto de dormir?
Salvador – Na sala de visita, use e abuse dos tons crus ou beges, integrando lisos, listras, sal e pimenta e estampados nas decorativas. Hall de entrada: papéis de parede geométricos farão um bom efeito. Os tons derivados do café, tabaco, podem compor bem o ambiente. Já na sala de jantar, escolha tecidos bicolores, preferencialmente jacquards, pois postergam a ação da sujeira e sua limpeza fica mais prática. O ambiente de dormir pode contar com opções em estampas coordenadas: floral, listra, liso, em linhos, algodões, poliéster, adamascados, etc.

Que tecido combinaria mais com um sofá de couro preto?
Salvador – Se lisos, sugerirmos os tons: terracota, vinho, turquesa, prata ou berinjela. Se listrados ou estampados, sugerirmos: degradés de preto ou os tons lisos acima com algum detalhe em preto.

LEIA MAIS:

Escolha o seu estilo preferido de jardim

Pedras naturais ganham destaque nos projetos de arquitetura

Blogueiras dão dicas sobre decoração

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.