01/08/2011

Dicas para dar um toque francês às janelas de vidro da casa

Fonte: O Globo
Com madeira, tinta, pincel, régua, cola e lápis, é possível criar uma janela francesa (Foto: Divulgação)
Com madeira, tinta, pincel, régua, cola e lápis, é possível criar uma janela francesa (Fotos: Divulgação)

Que tal dar um toque francês às janelas e portas de vidro da sua casa? O arquiteto Daniel Friedman , depois de observar a decoração de um restaurante de seu bairro, West Village, em Dallas, descobriu um jeito fácil e econômico de criar divisórias de madeira para estes corpos sólidos transparentes, conforme mostrou o blog Design*Sponge .

“Percebi que as janelas francesas (de vidro com divisórias de madeira) do restaurante eram improvisadas. Botei meu cérebro para funcionar até encontrar o material perfeito para criar uma. Acho maravilhoso quando se pode desfrutar da janela não apenas para ver o que tem através dela, como para contemplá-la”, explica o arquiteto.

Os materiais não são difíceis de serem encontrados. Tome nota:
1 – Tiras de madeira balsa com 36 centímetros de espessura e com o mesmo comprimento do vidro a ser transformado
2 – Cola para vidro
3 – Tinta
4 – Pincel ou rolo de espuma
5 – Fita isolante para pintores (adere bem ao vidro sem deixar resíduos)
6 – Lâmina de corte
7 – Régua
8 – Lápis

A fita isolante deve ser usada para ajudar na fixação da madeira no vidro
A fita isolante deve ser usada para ajudar na fixação da madeira no vidro

Meça o comprimento e a largura de sua janela e divida pelo número de painéis franceses que acha apropriado. Daniel sugere o tamanho de 9 centímetros x 12 centímetros. Marque as linhas horizontais e verticais com lápis.

Passo 2
Com pincel ou rolo de espuma, pinte as madeiras, delicadamente, com a cor usada no acabamento da janela. A madeira é muito porosa, por isso duas ou três demãos fará uma enorme diferença. Daniel sugere o uso da tinta semi-brilho para dar elegância ao material.

As janelas ficam charmosas e o trabalho pode ser feito num fim de semana
As janelas ficam charmosas e o trabalho pode ser feito num fim de semana

Espalhe a cola por cima das linhas verticais traçadas a lápis e em seguida cole os filetes de madeira. Certifique-se de que elas estejam posicionadas de forma retilínea. Use a fita isolante para mantê-las fixadas por um período de até 2 horas e 30 minutos. Não se preocupe com manchas de cola no vidro, pois, depois de completar o processo, a lâmina de corte poderá ser usada para raspar os resíduos de cola deixados no vidro.

Passo 4
Meça as distâncias entre os filetes de madeira verticais e certifique-se de quantos pedaços irá precisar para colar horizontalmente. Corte as madeiras restantes e teste-as nos espaços entre as madeiras coladas na vertical.

Passo 5
Passe a cola nas linhas horizontais traçadas a lapis. Em seguida, cole os pedaços de madeira restantes e use fita isolante para ajudar na fixação do material no vidro.

Passo 6
Depois de 15 horas, retire com cuidado a fita isolante e, com o instrumento de corte, raspe os resíduos de cola.

LEIA MAIS:

Transforme o seu criado-mudo numa peça retrô com tintas e papel de presente

Saiba como mudar a cara do seu abajur

3 Comentários

  1. Show de bola,adoro decoraçao, principalmente o que podemos economizar, gastar pouco e renovar a decoraçao e ambientes.

  2. Ao meu ver, após recente pesquisa em construtoras nos Estados Unidos, já é tempo tb de nos preocuparmos com a redução de custos em aquecimento e condicionamento de ar, utilizando-se estruturas mais bem isoladas e mais adequadas a cada região do país! Tenho 68 anos, mais sou favorável a cozinhas mais estreitas, quartos pequenos, deixando mais espeço para a sala e varandas por normalmente acomodarem as pessoas por maior parte do tempo. Sérgio- Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.