15/08/2013

Dicas para decorar sua cozinha americana

Cozinhas americanas com salas integradas pedem harmonia entre as decorações e macetes para não acumular sujeira

Fonte: ZAP Imóveis

Ambientes integrados pedem harmonia entre as decorações e macetes para não acumular sujeira

A integração de ambientes tem sido cada vez mais comum em novas construções. Apartamentos menores pedem cozinhas e salas de jantar transformadas no mesmo ambiente. Além disso, a cozinha integrada à sala − conhecida como cozinha americana − caiu no gosto da família brasileira por ser prática, moderna e permitir a quem está cozinhando interagir com os convidados ou com a família.

Foto de balcão de cozinha americana com banquetas que dividem os ambientes integrados
O balcão que divide os ambientes (sala e cozinha) e serve como apoio ou mesa é uma das peças-chave para compor harmonia e beleza (Fotos: Divulgação)

Existem diversos projetos de decoração para cozinha americana para esse tipo de cozinha e, de acordo com a arquiteta Cinthia Garcia, o balcão que divide os ambientes (sala e cozinha) e serve como apoio ou mesa é uma das peças-chave para compor harmonia e beleza.

Imagem de cozinha americana com sala de jantar decorada
A cozinha americana é prática, moderna e permite quem está cozinhando interagir com os convidados ou com a família (Fotos: Divulgação)

Utilizando o balcão de cozinha americana

Outra dica importante da arquiteta é que o estilo da decoração não fuja ao do padrão do resto do projeto.A arquiteta também recomenda a utilização de silestone – rochas industrializadas – que possui uma linha ampla de cores. Bancadas de madeira também podem ser utilizadas e conferem charme para dividir a cozinha da sala. “Também costumo indicar espelhos aos clientes porque ampliam o ambiente”, comenta Cinthia.

Como a proposta da cozinha americana é integrar os ambientes, o ideal é que o piso seja o mesmo. “Por isso, eu utilizo pisos frios, como porcelanato”, comenta Cinthia.

Foto de cozinha americana com piso frio, ideal para integrar ambiente
Como a proposta da cozinha americana é integrar os ambientes, o ideal é que o piso seja o mesmo. E o piso frio é o mais recomendado

O piso frio é mais fácil de limpar e pode ser utilizado tanto na sala como na cozinha. Mas, há quem defenda a utilização do piso de madeira. Alguns arquitetos dizem que os vernizes que as madeiras recebem hoje são mais fortes e dão mais proteção.

Além disso, os produtos de limpeza atuais anulam a necessidade de jogar água no chão para lavar a cozinha. Para piso de madeira na cozinha também existe o artíficio de utilizar pastilhas no chão, formando uma espécie de tapete.

Em cozinhas americanas é importante investir em uma coifa ou exaustor potente.
É necessário investir em uma coifa potente para que a fumaça não se propague pela sala

Como decorar cozinha americana com salas integradas

Quem opta por comprar um apartamento com cozinha americana ou deseja readequar a planta do seu imóvel a esse estilo de decoração integrada precisar adotar alguns cuidados para que a sujeira feita na cozinha na hora de cozinhar não se espalhe pela sala.

É necessário, por exemplo, investir em uma coifa potente para que a fumaça não se propague. A arquiteta recomenda investir em coifas com sistema de silenciador. “O barulho das tradicionais incomoda quem está na sala”, diz.

Cinthia conta que fica difícil mensurar quanto, em média, seria o gasto para decorar uma cozinha americana, já que existem diversos tipos de projeto. Mas calcula que o preço fica cerca de 20% superior a um projeto de cozinha convencional.

“Esse acréscimo fica um pouco maior caso a planta não seja integrada e seja necessário quebrar paredes”, explica.

48 Comentários

  1. amei…… vc pode medar dicas de como redecorar a minmha cozinha. e deste estilo americana pequena… posso te enviar fotos dela.. bj ana

  2. Me mudei para uma casa neste estilo e estou encontrando dificuldades em decidir que material e qual cor usar para revestir a bancada porque tanto a sala como a cozinha tem o mesmo piso(branco c/nuances cinza)e cozinha c/azulejo no mesmo tom ate o teto.Gostaria de alguma coisa que “esquentasse”a sala.

  3. eu sou muito fã dessas modernidades da arquitetura, porem acho que as vezes custumizam muito o resultado final, mas é muito bonito.

  4. Esse modismo de “cozinha americana” não deve durar muito mais. Projetado originalmente para residências amplas, que têm o luxo de possuir cozinha e copa, hoje em dia é utilizado até em apartamentos de um quarto. O problema é que o ambiente fica com cara mais de cozinha de luxo do que com aparência de sala de estar, uma vez que os equipamentos de cozinha ficam aparentes. Por outro lado, ao invés de ganhar espaço, a pessoa de fato perde espaço útil representado pela parede demolida, onde se poderia instalar quadros, apoiar um rack com equipamentos de som e TV, sofá, estante, etc. Além disso, o melhor é jamais utilizar tal cozinha estilosa, por que a sala fica totalmente engordurada com o passar do tempo, com um cheiro horrível impregnado nos móveis. E por último, a tal coifa poderosa é caríssima!

  5. Lindíssimas as cozinhas. Sou fã nº 1 das cozinhas americanas e já uso há mais de 04 anos. Os amigos adoram! É tudo muito lindo! A casa fica mais iluminada, contemporânea, alegre e muito mais bonita sem a presença daquelas cozinhas tradicionais que confinam as pessoas dentro das paredes. É claro que, cozinha americana, é sinônimo de bom gosto, limpeza e beleza. É um ambiente que é caro porque, necessita de uso de utensílios e móveis bonitos porque ficarão à mostra mas, nada contra: é para quem pode gastar com objetos bonitos e caros. Uma coifa caríssima, por exemplo, além de ser potente, muitas são, inclusive, decorativas, trazendo muito mais beleza ao ambiente. Portanto, viva a cozinha americana porque é tudo de mais belo, organizado e limpo. Quem possui bom gosto e prima pela limpeza e beleza, não tem “medo” de possuir cozinha americana.É só prazer e alegria. Todos que chegam à sua casa, gostam,admiram e saboreiam as refeições com muito mais felicidade…Depois que os amigos conheceram a minha cozinha americana, alguns resolveram também, fazer a mesma cozinha nas casas/apartamentos deles e, também, não se arrependeram.

  6. Adorei a matéria!!!Minha cozinha é americana, Tô precisando de algumas dicas para colocar pastilhas.Se preferir envio fotos.Obrigada!!!

  7. a melhor idéia que já tiveram até agora: cozinha ampliada, integrando sala de estar. fica lindo, o ambiente fica ampliado e dá a sensação de apto. maior. além do aconchego. Parabéns por esta tendência pertinente aos nossos dias.

  8. Eduardo, essa “moda” existe desde os anos 70 portanto acho que já provou que veio pra ficar. Sala engordurada é um problema que tende a acabar com o fim do hábito da fritura, este sim totalmente fora de moda. Com a extinção da figura da empregada, a dona-de-casa, (ou dono) especialmente aquele que vive só, fica em apuros quando recebe visitas e precisa ao mesmo tempo preparar a refeição E entreter seus convidados que, de outro modo, ficariam sozinhos na sala. O investimento em uma coifa é na faixa de R$1.000,00, o que diante dos custos das reformas erpresenta muito pouco e pode ser parcelado. Finalmente há sim a economia de espaço, uma vez que a mesa seja integrada às bancadas. Experimente!

  9. Adorei a materia. Após ler todos os comentários, me senti tão importante, rsrs. Minha cosinha é america por opção e falta de espaço, simples, porém uma gracinha. nos modelos apresentam os lustres pendurados, vou copiar, pois no meu bancão são lampadas de croi. Amei tudo meus parabéns.

  10. olá amei este comentário sobre cozinhas americana estou construindo uma casa com cozinha americana com bloco de vidro coloquei uma pedra de mármore preto com uma bancada de vidro verde água ficou um show

  11. Parabéns! A arquitetura veio para fazer a difença:inova,reinventa e dá dicas fantásticas.Gostaria de saber como escolher uma coifa ideal e quais critérios devo considerar.

  12. POR FAVOR EU ABRADECERIA MUITO SE PUDESSEM ENVIAR MATERIAS PARA DECORAR A MINHA CASA MAS COM POUCO DINHEIRO OU RECICLAGEM,IDEIAS ETC…MUITO OBRIGADA…BEIJOS

  13. Adorei esta cozinha americana, exatamente esta porta de correr que estava sonhando, em que lugar posso comprar esta porta.

  14. oi boa tarde , muito bonito as cozinhas americana. Tenho uma duvida. Minha cozinha é américa também, ela é azulejada ate o teto cor branca , minha pia é granito preto e o balcão também minha geladeira branca, micro-ondas branco, armários branco e fogão inox. minha sala não tem nada quero pintar uma parede de laranja e uma parede e meia de verde agua o que vc acha??? estou em duvida

  15. Olá Amanda. Confira abaixo uma lista de reportagens já publicadas que podem te ajudar nessa decisão de mudar/pintar a sala. Confira: Mude a decoração de sua casa sem gastar nada: http://revista.zap.com.br/imoveis/mude-a-decoracao-de-sua-casa-sem-gastar-nada/ Cores podem transmitir diferentes sensações dentro de casa: http://revista.zap.com.br/imoveis/cores-podem-transmitir-diferentes-sensacoes-dentro-de-casa/ Mude o visual da sua parede com a pintura ou textura decorativa: http://revista.zap.com.br/imoveis/mude-o-visual-da-sua-parede-com-a-pintura-ou-textura-decorativa/

  16. Acabei de comprar um apt. com uma cozinha americana, já possui uma bancada separando a coz. da sala, gostaria de ter algumas dicas a mais, posso mandar fotos, é uma cozinha pequena, obgda. Carmen.

  17. ” Para piso de madeira na cozinha também existe o artíficio de utilizar pastilhas no chão, formando uma espécie de tapete.” Estas foram as palavras da matéria. O que seriam estas pastilhas ? Conforme o que sejam, seria o que venho esperando encontrar a muito tempo, tendo em visto a integração coz/sala.Obrigada

  18. Boa noite!!Estou reformando minha cozinha e fiz 2 ambientes,ou seja cozinha de um lado,balcão separando e mesa do outro lado.Só que não achei o mesmo revestimento da parede e resolvi colocar, no lado onde ficará a.mesa, um revestimento imitando pastilhas miúdas ,mas o mesmo tom.Não vai ficar papagaiado demais ????Desde já. agradeço pelas.dicas.

  19. Poderia me ajudar? Minha dúvida é: Posso por uma mesa de 8 cadeiras em uma sala que é dividida com uma cozinha americana? Me mudei para esta casa e ela é nesse estilo de cozinha americana com bancada em granito preto, mas amo minha mesa rústica e quero continuar usando a…essa é minha dúvida!

  20. Olá, Dalva. Como está? Pode sim. A decoração do seu lar também tem que imprimir o seu estilo. É importante levar em conta é se há espaço suficiente para que o mobiliário caiba no ambiente e se ele não atrapalha o fluxo. Uma boa dica é optar por cadeiras mais estreitas para conseguir aumentar os lugares na mesa! Qualquer dúvida estamos por aqui, combinado?! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.