21/01/2017

Dicas para deixar a cozinha organizada, funcional e limpa

Gavetas são aliadas na hora de guardar objetos e facilitar o dia a dia

Fonte: ZAP em Casa

Existe uma tendência no mercado imobiliário que cada vez mais os apartamentos têm uma metragem menor. Com a área reduzida, um ambiente que perdeu bastante espaço foi a cozinha. Antes espaçosas, hoje costumam ser pequenas e apertadas. Mas como organizar tudo que uma cozinha precisa? São eletrodomésticos, panelas, louça, talheres, comida e tantas outras coisas. Com organização, armários, prateleiras e gavetas, além de outras ideias criativas podem ser a chave do sucesso para ter uma cozinha prática útil para o dia a dia.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

“A cozinha pertence à área de serviço de uma residência, composta basicamente por três atividades: armazenar, preparar e cozinhar comidas. Esta é uma definição que vem mudando com o tempo. Atualmente a cozinha é também um espaço onde podemos cozinhar e receber nosso amigos ao mesmo tempo”,explica a arquiteta Mariana Almeida, do escritório Doma Arquitetos. E justamente esse novo conceito faz com que a exigência por uma cozinha mais organizada e com espaço disponível se fortaleça.

Gavetas de cozinha organizadas
As gavetas são as primeiras a se tornarem aliadas quando a questão é como deixar a cozinha organizada (Foto: Shutterstock)

As gavetas são as primeiras a se tornarem aliadas quando a questão é como deixar a cozinha organizada, principalmente porque elas facilitam o acesso aos objetos mais usados no dia a dia. Das menos espessas, o ideal é ter entre quatro ou cinco. Na primeira, devem estar os talheres de uso diário, como garfo, faca, colheres. Na segunda podem ficar os talheres maiores, aqueles usados para servir, além de colheres de pau e facas de corte. Na terceira podem ficar itens como luvas, papel alumínio, papel toalha e utilidades que são usadas com frequência enquanto se cozinha ou usa a pia. Uma gaveta pode ser reservada para os panos de prato, que podem ser guardados em formato de rolinhos para facilitar o rodízio do uso. Se ainda sobrou uma gavetinha, ela pode armazenar demais objetos que acabam se espalhando pela cozinha e podem ser separados por organizadores.

gaveta de talheres
Na primeira gaveta, devem estar os talheres de uso diário, como garfo, faca, colheres (Foto: Shutterstock)

Ainda é ideal ter ao menos duas gavetas maiores e mais profundas, que podem ter outras funções e ajudar na praticidade de utensílios que são usados com frequência. Uma delas pode ser reservada para guardar as panelas, que ficam com acesso facilitado e próximas ao fogão. A outra pode armazenar os potes de plástico, bastante utilizados quando se está cozinhando. Estes últimos podem ser guardados fechados com suas devidas tampas ou aberto, um dentro do outro, com o maior embaixo e o menor em cima. As tampas podem ficar empilhadas ao lado ou até mesmo dentro de um pote maior.

Porém, existem outras opções para ajudar a deixar a cozinha organizada, funcional e limpa. “Como pensarmos na organização? Dividimos assim os setores: área molhada (pia), fogão, local para refeições rápidas e o local para a geladeira, que deve ser de fácil acesso”, explica Mariana Almeida. É preciso pensar em todos os detalhes para deixar a cozinha mais prática e a arquiteta explica alguns truques.

Armário de cozinha organizado
Nos armários é possível incluir prateleiras para manter os condimentos e potes organizados (Foto: Shutterstock)

“No setor da área molhada (pia), deve-se ter um espaço de no mínimo 60 cm para manter próximos eletrodomésticos, como máquina de lavar, além de escorredor, lixeira, etc. No setor do fogão, deve-se ter 30 cm nas laterais para o armazenamento de temperos e utensílios para a cocção (cozimento)”, detalha Mariana.

E as dicas vão além. “Os demais eletrodomésticos, como liquidificador, torradeira e cafeteira, devem estar em uma bancada de apoio com tomadas suficientes. O gaveteiro para toalhas, talheres e armários para a louça usada no dia a dia deve ficar próximo à bancada de refeições rápidas com no mínimo 45 cm de profundidade”, acrescenta a arquiteta.

Se a ideia é organizar até mesmo dentro da geladeira, também existem ideias para isso. Pode-se utilizar gavetas e cestos para separar os alimentos internamente. Hoje em dia também estão disponíveis organizadores de latas e de ovos.

Porta-tempero para cozinha
O porta-tempero pode ser uma grande aliado na hora de deixar tudo no lugar (Foto: Shutterstock)

+ Veja como escolher a bancada de cozinha

+ Cozinha americana: veja como ter uma em casa

+ Aprenda a decorar uma cozinha pequena em 24 passos

+ Customização de geladeira: saiba como fazer

+ Aprenda a escolher a cortina ideal para a sua cozinha

+Veja dicas de decoração de cozinha pequena

+ 8 inspirações para decorar a cozinha com economia

+ Aprenda 40 dicas incríveis para decorar a cozinha

2 Comentários

  1. Olá, Rubens! Tudo bem? As imagens que usamos nas publicações são apenas inspirações para você decorar sua casa. Mas você pode encontrá-los em casas especializadas e lojas on-line. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.