03/02/2010

Dicas para deixar os ambientes mais frescos no verão

Fonte: O Globo

Com alguns ajustes na decoração, a casa pode ficar mais arejada na estação mais quente do ano. Confira as dicas dos arquitetos

(Foto: Divulgação)
Arquitetos apostam no uso de tons neutros, pisos frios e cortinas térmicas (Foto: Divulgação)

Rio de Janeiro – No verão, os espaços com ar condicionado são os mais disputados. Mas esta não é a única solução para deixar os ambientes fechados mais fresquinhos. Algumas adaptações na decoração podem ajudar a mantê-los arejados na estação mais quente do ano. Arquitetos apostam no uso de tons neutros, pisos frios e cortinas térmicas. Além disso, o morador pode tomar algumas medidas para proteger os espaços do calorão desse período.

De acordo com o arquiteto Duda Porto, o mármore pode ser uma boa opção de piso para quem quer dar uma refrescada no ambiente. O material é fácil de limpar, durável e não absorve calor. Além disso, está sempre na moda.

Lâmpadas dicróicas devem ser evitadas. No lugar disso, a dica é usar iluminação indireta com lâmpadas fluorescentes super 83, que têm um tom amarelado, mas não esquentam. As cortinas das janelas que recebam maior incidência de sol devem estar fechadas durante o dia. Atualmente, há modelos de cortinas feitos com tecido térmico, que filtra raios ultravioletas. Nos estofados, no lugar de tecidos pesados, como veludo e lã, prefira os leves, como o algodão. Se possível, com cores claras.

“O ideal é ter uma ventilação cruzada. Se o imóvel tiver janelas que permitam que o ar circule, deixe-as abertas. O ambiente ficará arejado. E lembre-se que o ar quente sempre sobe: quanto mais altas forem essas passagens de ar, melhor”, acrescenta Duda Porto.

Tapetes felpudos são inimigos de quem sofre com o calor em casa. É bom retirá-los nesse período ou optar por modelos que não esquentem. O arquiteto Rômulo Castro sugere o uso de tapetes com lascas de bambu, que não carregam o ambiente.

As fontes de água também ajudam a refrescar o ambiente. Mas seria preciso algo grande para ter realmente um frescor significativo. De qualquer forma, ter o barulho de água corrente por perto dá a sensação de se estar próximo a uma praia ou cachoeira.

Quem não quiser comprar uma, pode juntar numa vasilha uma bomba de aquário e pedras de sua preferência e montar a sua.
Plantas nesse período também são bem-vindas. Aliás, criar um clima da natureza nessas horas é uma boa e refrescante opção. O morador pode fazer hortas em casa, quem sabe na cozinha, ou jardins de inverno. Tudo isso ajuda a criar um ambiente mais arejado.

LEIA MAIS:

FECHADO OU ABERTO, VARANDA ASSUME DIFERENTES PAPÉIS: DE ÁREA DE LAZER E EXTENSÃO DA SALA

EMPRESA DESENVOLVE SISTEMAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM NOVAS CASAS DA FILADÉLFIA

8 Comentários

  1. oy ainda e tempo de desejar feliz 2010!!!gostei muitissímo de dicas p/ deixar os ambientes mais frescos no verao,aaahhh!!, a casa da foto é linda,parabéns!!!obrigadao,leitor, romerio,vitoria es

  2. Gostei das dicas, continue apontado soluções que atendam todas as classes sociais.Rogério Alves da SilvaGeógrafo e Disigner

  3. Adorei as dicas!!! Foi uma ótima inspiração p decorar a minha varanda neste verão !!!!Muito lindo!!! Obrigada!!!Abraços

  4. Gostei das dicas de como ter um ambiente mais refrescado neste calor terrível, porém, próprio do verão. Gostaria de dicas sobre decoração da casa, sobre reformas de imóvel e sobre cozinhas planejadas. Sigisnei é bacharel em Direito, Pós graduado em Direito e estudante de Pedagogia, formado Professor Primário Especialista em Pré Escolar, Papiloscopista Policial em SP, carreira da Polícia Civil de SP e Lider Comunitário. Parabéns pelo site e pela interatividade proporcionada a nós internautas militantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.