15/05/2016

Conheça 8 dicas infalíveis para dona de casa iniciante

Veja o que fazer para organizar e para não ficar perdida com as tarefas do lar

Fonte: ZAP em Casa
dona de casa
Organização é um passo importante para a dona de casa iniciante (Fotos: Shutterstock)

Algumas mulheres sonham casar e ter uma família, outras  têm o sonho de morar sozinha.  O começo da vida de dona de casa, porém, pode ser difícil. Às vezes por falta de experiência ou até mesmo por não saber resolver algumas situações domésticas.

+ Confira 51 dicas de decoração para a casa

+ Veja 10 dicas de Feng Shui para deixar a casa mais harmônica

Para ajudar as moças e as donas de casa de primeira viagem, conversamos com as personal organizers, Ivana Portella e Priscila Sabóia, da empresa Seja Personal Organizer, para recomendar algumas dicas matadoras. As ideias ajudam na organização da casa e, com o passar do tempo, as coisas vão ficando mais fáceis e naturais.

Aquela tradição da mulher casar sabendo fazer de tudo e dos homens esperando a dona de casa perfeita ficou no passado. “O mundo mudou muito e hoje, tanto o homem quanto a mulher, trabalham para sustentar a casa. Por isso é essencial que as tarefas sejam divididas entre todos, inclusive as crianças”, ressalta Priscila.

Veja abaixo oito dicas essenciais, dadas por Ivana e Priscila, para começar uma vida mais tranquila:

Desapegue

Essa dica vale para todas as pessoas. Não tenha nada que você não precise ou não use. Todo acúmulo gera bagunça. Essa bagunça precisa ser administrada. Então, pra você que está começando, já comece bem.

coisas velhas
Dispense as coisas velhas e que você não precisa mais

Nunca deixe acumular

Para ajudar nessa hora, vale a regra também de ter só o que precisa. Cuidado para não deixar 17 copos disponíveis, pois você pode cair na besteira de usar todos antes de resolver lavar. Isso serve pra todos os outros ítens, também.

louça acumulada
Imagine ter que lavar uma louça desse tamanho de uma só vez

Tenha ferramentas

Tenha algumas ferramentas e saiba fazer pequenos reparos. Trocar uma lâmpada, aparafusar a portinha do armário ou até mesmo lubrificar as dobradiças para não ranger a porta. São coisinhas bobas mas que normalmente quem vem da casa dos pais não está acostumado a fazer. Portanto, mãos a obra.

Ferramentas são objetos importantes para reparos simples
Ferramentas são objetos importantes para reparos simples

Contas organizadas

Mantenha suas contas organizadas e em dia. Muitas vezes vemos novas donas de casa mal orientadas em relação às finanças da casa. É importante que você tenha um controle disso para não correr o risco de ficar sem luz, por exemplo, por falta de pagamento.

Organize suas contas para não se perder
Organize suas contas para não se perder

Roupas

As roupas não se lavam sozinhas e você verá como gasta muita roupa quando começar a cuidar das suas. Deixe acumular uma quantidade razoável para encher sua máquina, mas não misture cores escuras com claras.

Cuidado com a quantidade e o tipo de sabão, amaciante ou alvejantes que vai utilizar. Dê uma lida no manual para maiores informações sobre o seu modelo de máquina.

cesto de roupas
Dica preciosa: separe as roupas escuras das claras antes de lavar

Oriente a empregada doméstica

Explique para ela como você quer ou como gosta que as coisas sejam feitas na sua casa. Ninguém é obrigado a saber qual é a sua preferência. Basta explicar e treiná-la para que as coisas funcionem. Se você não souber como fazer, chame uma profissional para ajudar com essa tarefa.

empregada doméstica
Avise sua empregada doméstica sobre como gosta que as coisas sejam feitas

Enxoval

Há algum tempo era muito comum que lojas tivessem listas com a quantidade de roupa de cama, mesa e banho que você precisava. Hoje em dia as coisas são mais práticas e vamos logo dar a dica: bastam quatro jogos de cama (para cada cama da casa) e 4 jogos de banho para cada pessoa. Afinal, dá tempo suficiente de usar, lavar e voltar pro lugar.

enxoval
Seja econômica no enxoval

Supermercado

É muito difícil no começo desse entendimento da casa você acertar a quantidade de coisas que você deve comprar no supermercado. A dica é: use sempre uma lista, não vá ao supermercado com fome e, na dúvida, compre menos para não jogar comida fora. Aos poucos você vai identificando o quanto gasta exatamente na sua casa.

supermercado
A famosa listinha é sempre uma boa pedida na hora de fazer compras

 

+ Explore o charme das malas antigas na decoração

+ Conheça as 10 casas mais incríveis para bicho de estimação

+ Veja como aproveitar retalhos de tecido na decoração da casa

Faça Você Mesmo – Reforme um banquinho com tintas e tecidos

+ Faça você mesmo: três ideias de decoração com pallets

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

21 Comentários

  1. Fiquei chocada com o grau de machismo desta reportagem!!!! Desde quando as informações servem apenas às moças e donas de casa? Desde quando só mulheres sonham em ter família e morar sozinhas?Jornalismo responsável (incluindo neste tipo de coluna de amenidades) perpassa por uma visão aberta do mundo.Revejam a postura de vocês…

  2. “Um dos sonhos da maioria das mulheres é casar-se e ter uma família.”. Que sexismo! Muitas mulheres hoje em dia não desejam se casar. Algumas não se casam e constituem família. E muitas que se casam e constituem família não tem a menor intenção de se tornarem donas de casa.Muito mais produtiva seria uma reportagem para “casais iniciantes” nas tarefas do lar. Ou dicas do lar para iniciantes (independentemente do sexo dos iniciantes).Além de tudo a reportagem é vaga e pouco ajuda. Ao invés de dizer que é preciso lavar as roupas (jura? Achei que elas se limpavam sozinha) seria bom dizer quais tecidos podem ser lavados de qual maneira etc.

  3. muito boa essa dica,já sou dona de casa há mais de 40 anos mas sempre tem alguma coisa para aprender. obrigada.

  4. Achei bem válido. Moro sozinha à 8 meses e realmente passei por tudo isso. Com o tempo fui aprendendo a reorganizar e comprar só o necessário.

  5. Concordo que a matéria deveria ter sido direcionada a “casais iniciantes”, como disse Joanna. Trabalhei fora durante toda a minha vida, assumi a minha casa aos 38 com a morte da minha mãe, a empregada me ensinou a fazer alguns pratos básicos para eu poder lhe dar férias sem passar fome, adotei um bebê (não tenho vocação para o casamento, gosto de liberdade, a solidão me apavora e sou louca por criança). Meu filho hoje tem 14 aos e eu o preparo para ser um marido companheiro ou viver só. Desde os 10 anos ele lava as cuecas, se lambuza o vaso sanitário, ele o lava para que nem eu nem a empregada vejamos a lambança (porque é nojento). Como ele gosta muito de cozinhar, já faz mais do que eu (só não ganha da empregada, que lhe dá muitas dicas). Francamente, eu não lhe recomendaria ler essa matéria dirigida apenas a mulheres, mas se fosse dirigida a casais, tudo bem.

  6. Olá, Irene! Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.