A decoração da casa de um músico ou de quem aprecia música quase sempre é impactada pelo gosto do morador e pode ser feita a partir de simples objetos temáticos até a montagem de um estúdio de música no ambiente, o que exige análise, estudo e projetos específicos.
+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração
+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui
De acordo com o DJ Marcos Costa, que há quase 20 anos trabalha com música, editando, produzindo e elaborando suas playlists em casa, o primeiro passo é definir qual será a finalidade do estúdio. “Existe uma diferença considerável entre um estúdio de produção musical com gravações ou somente de produção”.

Com o objetivo traçado, é hora de eleger a área a ser ocupada. “Um estúdio voltado apenas para produção pode ser menor, em um cômodo pequeno”, afirma. “Já o ambiente para gravação pede espaços maiores, principalmente por causa da cabine de gravação com isolamento acústico”.

A escolha também precisa levar em consideração o volume dos instrumentos e o deslocamento das pessoas no ambiente. “Amplificadores, microfones, mixadores, equipamentos elétricos, cabos para conectar… tudo isso é fundamental”, diz. “A área deve ser confortável para quem estiver nela e adequada aos seus instrumentos.”

Outro ponto importante a ser checado são as instalações elétricas do local selecionado. “Essa é uma análise que precisa ser criteriosa, pois as tomadas devem ser de fácil acesso e adequadas para evitar sobrecarga nos equipamentos”, finaliza Marcos.

+ Veja ideias para usar instrumentos musicais na decoração
+ Deixe a música rolar na decoração da sua casa
+ Fácil: veja como personalizar o seu abajur
+ Aprenda a decorar uma cozinha pequena em 24 passos
+ Reaproveite as portas do armário antigo para fazer um lindo biombo
+ Transforme o ambiente sem graça com revestimento colorido
+ Escada de vidro é menos invasiva e não pesa no ambiente
+ Em alta: veja como usar o grafismo na decoração