18/04/2013

Dicas para otimizar os espaços nas residências

O cotidiano dinâmico pede casas mais práticas e funcionais, onde qualquer canto deve ser explorado

Fonte: ZAP Imóveis
Dicas para otimizar os espaços nas residências
Procure usar todos os cantos do ambiente e evite acumular tudo em apenas uma parede

Ambientes com mais espaço. Esse é o desejo da maioria das pessoas que investem em móveis e peças de decoração para valorizar determinados cômodos. O problema de tamanho pode ser facilmente resolvido quando a otimização e a funcionalidade dos ambientes se tornam prioridades. A tendência das residências e apartamentos é o espaço sob medida, ou seja, nem muito grande ou pequeno. A ideia é que a integração dos ambientes seja a peça-chave, onde tudo possa ser aproveitado e explorado.

A designer de interiores Mônica Becker explica que as famílias estão tendo menos filhos, menos tempo e com isso buscam espaços menores para facilitar o dia a dia. “Hoje ninguém fica mais em casa, as pessoas trabalham e os filhos estudam. Até mesmo para facilitar no trabalho de limpeza, as casas e apartamentos estão menores. Sem contar a maior segurança que as residências pequenas oferecem”, afirma.

Um dos grandes desafios para os moradores dessas casas menores é valorizar os ambientes explorando os móveis certos para cada espaço. Mônica afirma que uma escolha bem feita faz toda a diferença para deixar cada lugar funcional e sem exageros. “Se você tem um quarto ou uma sala de estar pequena, não acumule tudo em uma parede apenas ou só no meio do ambiente, procure usar os cantos, e o máximo das paredes possível”, alerta.

Dicas para otimizar os espaços nas residências
Cuidado para não impedir a circulação; espaço vazio também é necessário

Mônica comenta que para não errar na decoração e no mobiliário o cliente precisa saber o que deseja de cada ambiente, entender as necessidades da família para deixar tudo harmônico e funcional. “Não adianta querer uma sala de estar e televisão ao mesmo tempo. É preciso entender o que a família deseja e assim otimizar o ambiente com móveis flexíveis e práticos”, complementa.

A dica é que cada espaço seja explorado da forma que ofereça maior conforto e, por isso, é necessário valorizar os ambientes na regra do “menos é mais”. É importante ressaltar que espaço vazio também é necessário, pois as casas precisam de circulação e ambientes cleans.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.