22/01/2016

Os segredos dos pintores: Confira dicas para pintar a casa

Saiba a maneira correta de mudar as cores das paredes

Fonte: ZAP em Casa

Com a crise econômica, é natural que as pessoas queiram economizar. Porém para quem quer dar uma mudada na casa, nada está perdido. É possível repaginar o ambiente sem ter que gastar com a mão de obra.Por isso o ZAP em Casa selecionou algumas dicas para pintar a casa como se fosse profissional.

+ Confira a decoração luxuosa da casa de Kaley Cuoco

+ Veja como criar um espaço criativo para o seu pet gastando pouco

De acordo com Vagner Delgado, especialista em produtos da Futura Tintas, nada impede que os consumidores pintem sua própria casa sozinhos. É necessário o uso de materiais de confiança e que tenham como base um roteiro, e claro criatividade. A ordem aqui é fazer pesquisas de qualidade e preço.

 

como_pintar_a_casa
Para não sujar os rodapés, utilize fita crepe. Quando finalizar a pintura é só tirar (Foto: Reprodução/Shutterstock)

1 – Prepare o ambiente: plástico bolha para os objetos e móveis e papelão para o piso, pois além e sustentável ele absorve a tinta e evita a sujeira pela casa. Já para os rodapés: fita crepe e as maçanetas podem ser protegidas com papel alumínio.

2 – Escolha o pincel ou rolo ideal. Para pinturas em superfícies de alvenaria utilize o rolo de lã, já as superfícies de madeira e metal, o mais indicado é o rolo de espuma.

3 – Sabe aquele pó que fica após lixar a parede? Então, ele precisa ser totalmente removido com um pano úmido e é necessário aguardar a secagem completa para iniciar a pintura.

4 – Para pintar em alvenaria, antes de mergulhar o rolo de lã na tinta, lave-o com água limpa e remova o excesso, deixando-o bem sequinho. Sempre tire o excesso de tinta.

como_pintar_a_parede
É importante saber qual o local será pintado, pois existe um rolo específico para cada tipo (Foto: Reprodução/Shutterstock)

5 – Vai utilizar tinta fosca? A dica aqui é aplica-la de baixo para cima “desenhando uma letra N”. Feito isso, volte preenchendo os espaços vazios. Após aplicar a primeira demão, aguardar quatro horas para aplicar a segunda.

6 – Caso tenha escolhido uma tinta com acabamento acetinado ou brilhantes, passe o rolo na parede de baixo para cima “rolando de lado a lado”. Assim com as tintas foscas, é necessário aguardar quatro horas para uma segunda aplicação.

7 – Evite retoques, principalmente nas tintas com acabamento brilhante ou acetinado, pois eles podem gerar manchinhas indesejáveis.

8 – Após o trabalho feito, é muito importante limpar os materiais utilizados, a dica aqui é usar água lima para os produtos com base de água. Já os produtos à base de solvente, utilize thinner de limpeza ou aguarrás.

+ Pintura – Faça você mesmo o efeito quadrado na sua parede

+ Pintura valoriza imóvel na hora da venda. Veja por onde começar

+ Veja dicas para transformar azulejos velhos com pintura ou adesivos

+ Confira dicas para não errar na pintura das paredes da casa

+ Rolo de pintura funciona como um carimbo e substitui papel de parede

+ Pintura das paredes envolve análise da área e do gosto pessoal

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Tags: dicaspintura

4 Comentários

  1. Comprei minha casa a sete anos, mas agora quero dá uma reformada nela, portanto, estou enteressado nas novidades de gesso, pinturas, tintas, papel de parede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.