07/02/2014

Dicas para recém-casados: saiba como realizar o sonho da casa própria

Dicas de planejamento financeiro para garantir o orçamento de todas as contas do casamento, e ainda realizar o sonho da casa própria

Fonte: Revista Icasei*

Casamento é um momento de muitos gastos. Festa, trajes, acessórios, buffet, convites, decoração…ufa! Quantos detalhes, e quanto dinheiro. Mas um dos mais importantes, é o gasto com o futuro lar. Se tudo não for bem planejado, os noivos podem cair em dívidas, e acabar jogando fora o sonho da casa própria. Por isso, trouxemos algumas dicas de profissionais para ajudá-los a se preparar.

O primeiro passo é planejamento (Fotos: Icasei/Shutterstock)

Passo 1 – Pare e pense
Agora que vocês ficaram noivos precisam planejar todos os passos. Faça uma lista de prioridades e datas, como o exemplo a seguir. Segundo Evanilda Rocha, consultora financeira da empresa Dinheiro Inteligente, a palavra-chave é planejamento. “O primeiro passo é fazer uso de uma palavra que muitos brasileiros não usam: planejamento.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Isto é, escreva tudo o que você deseja para o seu casamento. Este simples exercício de tirar da cabeça e colocar no papel (pode ser papel virtual: computador, note, Ipad etc.) fará com que os noivos reflitam sobre os seus desejos. Isto é muito importante porque primeiro se tem o sonho (ou sonhos) e depois se entra em ação para executar o sonho. Resumindo, o primeiro passo é responder a pergunta: o que realmente queremos? ”, completa Evanilda.

Planeje-se:
– Quando vou me casar?
– Como, quando e onde será realizado o casamento?
– Quantos convidados serão?
– Vou comprar minha casa própria? Qual o valor máximo que posso pagar? Consigo financiar?
– Quanto posso pagar no total do casamento (incluindo lua de mel)?

Passo 2 – Estabeleça metas
“Sabendo-se o que se quer, será preciso fazer o levantamento prévio para saber quanto aproximadamente custará o sonho sonhado.”, afirma Evanilda.

Elabore suas metas:
– Quanto posso gastar em casa item do casamento? Liste todos e coloque um valor estimado para cada um.
– Até quando preciso fechar tais itens?
– Quanto tempo tenho para montar minha casa?
– Será possível implementar tudo?
– Haverá verba para todos os itens?
– Haverá ajuda de pais e familiares ou as despesas todas serão de responsabilidade apenas dos noivos?

Esta pode ser uma bela oportunidade para o casal se exercitar na gestão financeira a dois

Passo 3 – Controle seus custos
Evanilda traz dicas de controle para os noivos. “Após o levantamento preliminar dos custos, o próximo passo será elaborar uma planilha de orçamento mensal para controle de gastos do casamento. Será importante que os noivos já tenham desenvolvido ferramentas pessoais de controle de gastos. Isso facilitará cuidar do dinheiro de forma individual e do dinheiro do casal. Muitos casais abrem uma conta corrente ou conta poupança para através dela controlar os gastos do casamento. Pode ser uma bela oportunidade para o casal se exercitar na gestão financeira a dois, se ainda não tiverem prática neste tema.”

Crie ferramentas de controle:
– Abra uma conta para o casamento
– Crie uma planilha de custos
– Mantenha a planilha de custos sempre atualizada
– Estabeleça um valor mensal de dinheiro, guardando sem variar a quantia

Passo 4 – Dicas para não cair no vermelho
Exercite o diálogo com o seu parceiro. Será uma ótima oportunidade para conhecer o raciocínio financeiro do outro. Muitos casamentos são dissolvidos devido a problemas financeiros. Então, aproveite a oportunidade para um ótimo exercício a dois.

Mantenha os pés no chão. Se você gastar mais do que for possível, iniciará a vida a dois com muitas dívidas. No início da vida conjugal haverá necessidade de muitas descobertas, concessões, ajustes. Faça com que o dinheiro não seja um item de interferência. Outra orientação é fazer o planejamento. Esta é a palavra-chave para o casal.

*Revista Icasei em parceria com a revista ZAP Imóveis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.