26/09/2018

Que tal usar uma penteadeira em seu quarto?

Siga essas dicas e descubra como escolher o modelo ideal!

Fonte: ZAP em Casa

Quem é fã de cosméticos e de outros produtos de beleza já deve ter, alguma vez, certamente, admirado uma penteadeira. Durante muitos anos, esse tipo de peça foi um sinônimo de elegância.

Na verdade, ela faz toda a diferença na decoração de um quarto ou de um closet, incentivando as pessoas a se embelezarem – para si e para o mundo. É um espaço exclusivo, que interfere em suas rotinas e no seu trato corporal.

quarto
(Foto: Eliane Mesquita)

Embora as penteadeiras tenham sido sempre apresentadas nos filmes como sendo uma representação do glamour e do luxo da realeza, “cabem” em todos os bolsos. Não importa o gosto ou o poder aquisitivo da pessoa. Qualquer um pode ter, hoje, um móvel como esse em casa. É uma tendência que está em alta!

Se uma criança ou mulher adulta já sonhou em ser princesa, agora, ela pode se sentir como uma. Brincadeiras à parte, montar um espaço de beleza no quarto pode ser fácil.

Difícil é escolher um modelo dentre tantos que existem e harmonizá-lo com a decoração já existente. Mas calma! Com as dicas apresentadas neste post, você se sentirá mais inspirado a ter sua própria penteadeira também!

quarto
(Foto:Eliane Mesquita / Mauricio Karam)

Entendendo para que serve uma penteadeira | Decoração do quarto

Já deu para entender que a penteadeira é um tipo de móvel que pode fazer parte do conjunto decorativo de um quarto, tanto de criança quanto de adulto. É um espaço voltado ao trato estético de uma pessoa – incluindo a maquiagem do rosto e a modelagem do cabelo. Um lugar onde ela vai permanecer certo tempo, cuidando apenas de si mesma.

Ter uma penteadeira é como ter um salão de beleza particular – e o melhor, no conforto do lar. É dentro e sobre ela que ficarão os batons, blushes, rímeis, sombras de olho, pentes, perfumes, bijuterias e outros itens afins.

São coisas demais, o que pode ser uma ameaça à decoração. Ter todos estes objetos espalhados não é legal. Mas os designers pensaram nisso e projetaram soluções para facilitar a organização.

quarto
(Foto:Karen Pisacane/ Roberta Santos)

Planejando o design de uma penteadeira | Compartimentações

Se a pessoa tem um espaço vago no quarto e quer ter uma penteadeira, é melhor que ela pense antes em como deseja organizar todos os seus pertences.

Já é sabido que, para não comprometer a harmonia visual de todo o quarto, é melhor que neste cantinho haja apenas o necessário – ou seja, nada de acúmulos. O grande segredo dos decoradores é manter tudo o mais oculto possível!

A superfície da penteadeira tem que estar, na maior parte do tempo, livre. Por isso, no móvel, pode haver pequenos esconderijos onde se possam guardar maquiagens e cosméticos, por exemplo.

Gavetas com divisórias internas são perfeitas para isso, permitindo setorizar tudo. Mas, sobre o tampo, bandejas, porta-trecos, caixas customizadas, canecas, cestas e nécessaires também são bem vindos.

(Foto: Maíra Marchió/Anna Paula Moraes)

Para personalizar ainda mais este recanto do quarto, podem ser acrescentados ao conjunto vasos de flores, difusores aromáticos e mais. Deve-se ter em mente que o tema principal deste espaço é ‘inspiração e relaxamento’.

Só que nada impede que a penteadeira ganhe outras funcionalidades. Uma possibilidade é que ela venha a ser também uma escrivaninha. O que você acha da ideia?

Então, se ficou definido que esse móvel servirá para você se arrumar, cuidar da beleza e ainda trabalhar, o que pode estar faltando no planejamento? O assento! Sim, a cadeira deve oferecer o conforto necessário para ambas às atividades.

Uma manta ou almofada adicional oferecerá ainda mais conforto. E tem também a questão do espelho e da iluminação, que é fundamental para fazer aquela maquiagem perfeita.

quarto
(Foto: GF Projetos/Mariana Martini)

Escolhendo o modelo de penteadeira ideal | Decoração do quarto

Definitivamente, a penteadeira tem tudo a ver com os projetos de decoração de quarto.  Só que, embora este móvel seja um velho conhecido da sociedade, ele tem gerado algumas dúvidas. Um exemplo é quanto ao jeito certo de escolher o modelo que melhor se adeque ao estilo de cada ambiente. Então, vejamos as dicas a seguir para montar um espaço de beleza ideal pra você!

Comecemos assim, responda quanto de espaço livre você tem disponível em seu quarto para uma penteadeira. Isso realmente vai influenciar bastante em todas as escolhas que fará de agora em diante.

Por exemplo, será que o ideal é comprar um móvel pronto ou mandar fabricar sob medida? Se a área disponível for mesmo bem reduzida, talvez deva considerar a segunda opção.

quarto
(Foto: Karen Pisacane/ SP Estudio)

Atualmente, o mercado oferece várias opções de penteadeiras, de materiais, tamanhos, formatos, cores e acabamentos diferentes. Se pesquisar, você vai se surpreender e fascinar! Há peças tipo camarim, provençal, clássico, moderno, suspenso e mais.

Elas podem ser neutras ou chamativas, brilhosas ou acetinadas, com bordas arredondadas ou de linhas retas. Não importa, pois todas são lindas!

Geralmente, os arquitetos e designers costumam projetar as penteadeiras com cerca de 120 por 80 cm. Esta é uma medida ideal para garantir que a pessoa se sinta confortável e consiga chegar facilmente, com seu corpo, próxima ao espelho.

O tamanho da cadeira também é importante. Ela precisa caber dentro do vão da mesa, não atrapalhar a circulação no ambiente e oferecer bom apoio para as costas.

quarto
(Foto:Leonardo Muller/Guardini Stancati Arquitetura + Designer )

Tanto a penteadeira quanto a cadeira ou banqueta que lhe acompanha precisam combinar com o estilo da decoração do quarto. As coisas precisam seguir um padrão. O melhor é que essas peças fiquem próximas à cama ou ao painel de TV.

Também é importante que o espaço receba luz natural e artificial – branca quente – sem causar sombras no rosto da pessoa – que provocariam erros na aplicação dos produtos.

quarto
(Foto: Solange Vale/ Bianchi & Lima Arquitetura )

Uma penteadeira, além de elegante e muito funcional, pode fazer toda diferença na decoração de seu quarto. Experimente!

Estas dicas de como usar penteadeira em seu quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.

+ Saiba como instalar suporte de TV

+ Saiba como instalar uma fita de LED em casa

+ Saiba como instalar prateleiras de forma rápida

+ Saiba como colocar quadros na parede sem dificuldades

+ Saiba como trocar uma tomada com defeito

+ Saiba como instalar um prendedor de porta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.