14/11/2008

Diferentes soluções de decoração para equipamentos de ar-condicionado

Fonte: O Globo

Nichos, estantes e brises estão entre as opções para deixar o equipamento mais discreto

Rio de Janeiro – Às vésperas do verão, quando os termômetros chegam perto dos 40 graus, o ar refrigerado torna-se um dos equipamentos mais úteis no dia-a-dia de um lar. Vale a pena pensar em soluções interessantes para acomodá-lo da melhor forma possível. Afinal, apesar de necessários, nem sempre eles têm um designer bacana e aí vale a criatividade de cada um na tentativa de camuflá-lo ou mantê-lo aparente.

A arquiteta Ângela Leite Barbosa encontrou uma solução bem bacana para um projeto de sala de estar no Jardim Botânico. Ela elaborou uma estante, numa das paredes do ambiente e, nela, criou uma marcenaria em brises de madeira, onde foi colocado o aparelho.

“Como o ar condicionado não tinha um design muito arrojado, resolvi escondê-lo dentro da estante. A porta de correr foi implementada para dar mobilidade ao cliente, podendo ficar à mostra ou escondido pelas brises”, diz Ângela.
 
Já a arquiteta Jacira Pinheiro apostou no design do ar refrigerado em seu projeto. Ela revestiu a parede principal da sala com no tom madeira, inserindo o aparelho, que serviu como referência para as cores usadas no tapete, cortina e rack. A designer de interiores Roberta Devisate também tirou proveito do aparelho ao criar um clima futurista de uma sala de estar em Niterói, combinando-o com os demais elementos da decoração.

“Como o ambiente tinha dimensões pequenas, adesivei duas das paredes com motivos circulares nos tons laranja, preto e prata. Adaptei o equipamento, que também tem a cor prata, em uma das paredes, fazendo com que ele faça parte da moldura”, diz Roberta.

Para o home office de uma casa na Barra da Tijuca, a arquiteta Emilia Cardoso, em parceria com Vera Barros, também aproveitou o designer moderno e diferenciado do aparelho na decoração do ambiente, deixando-o aparente

“Como o modelo foge do padrão mais comum e retangular, consegui incorporá-lo à decoração como uma moldura inserida, numa parede com tom forte”, complementa Emilia.

Mas nem sempre o que o belo é o recomendado pelos fabricantes. Então, confira as principais orientações: o ideal seria instalar o aparelho em paredes voltadas para leste ou sul, onde a incidência solar não é tão forte. Verifique se a parede onde a parte externa (traseira) do aparelho, receberá o mínimo possível de raios solares. Se for o caso instale um anteparo para evitar que os raios solares incidam diretamente no aparelho. Também é importante evitar que a parte externa do aparelho esteja voltada para locais fechados tais como cômodos internos, corredores, garagens, forros etc.

Quanto mais livre correr o ar, o compressor trabalhará sem problemas, e isto serve para os dois lados (externo e interno). É bom usar cortinas ou persianas para filtrar a luz solar. mas sem obstruir a frente do equipamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.