01/08/2018

As 10 gambiarras para acabar com o calor excessivo da sua casa

Quem não tem ar-condicionado ou quer economizar na conta de energia pode improvisar

Fonte: ZAP em Casa

Temos profunda gratidão por Willis Carrier, o pai do ar-condicionado. Já pensou em como seria a vida sem essas máquinas fantásticas, que refrescam até o cérebro? Pois é, mas se no trabalho os aparelhos ficam ligados direto, em casa é preciso controlar o uso (a conta é alta). E nem todo mundo pode ter um. Mas algumas gambiarras amenizam o calor da sua casa. Veja só.

1- Vá de ventilador
Esse é um companheiro que nunca sai de moda. Mas aquele vento quente ninguém aguenta também, certo? Para deixar tudo mais geladinho é fácil: coloque uma garrafa plástica com água congelada na frente do ventilador.

2 – Toalhas molhadas
Coloque toalhas molhadas no quarto na hora de dormir, além de umidificar o ambiente, trará uma certa refrescância. Melhor se usadas com ventilador ligado. Só tome cuidado para não deixar a toalha em cima de um móvel de MDF, ou a umidade vai acabar com ele.

(Foto: Shutterstock)

3 – Durma com as janelas abertas
Durante o dia, evite deixar o sol entrar muito na casa, o que acaba superaquecendo o ambiente. Mas à noite, faça diferente! Abra tudo para que o ar mais fresco entre. Quanto mais alto você morar, melhor será o ventinho da noite.

diminuir o calor
(Foto: Shutterstock)

4 – Lençóis gelados
No calor, prefira sempre os lençóis de algodão, que absorvem melhor o suor. Mas só isso não resolve, então não pense duas vezes: deixe os lençóis meia hora na geladeira ou freezer antes de dormir. Você se sentirá na Europa ao deitar (mas não dura muito).

diminuir o calor
(Foto: Shutterstock)

5 – Desligue tudo
Você sabia que quanto mais aparelhos ligados na tomada, mais calor no ambiente? Vamos lá, desligue televisão, computador e o que mais conseguir. Ah, o celular também ajuda a esquentar, mas duvido que você vai se desgrudar dele.

diminuir o calor
(Foto: Shutterstock)

6 – Controle forno
Não transforme seu apartamento numa estufa. Em dias mais quentes, evite usar o forno, dando preferência para alimentos que podem ser aquecidos no micro-ondas. Ou aproveite para fazer uma alimentação saudável com salada.

7 – Lâmpadas quentes
Apagar as lâmpadas da casa é uma boa dica, principalmente se elas forem daquelas velhas incandescentes. Se não quer ficar no escuro, o ideal mesmo é trocar tudo por LED, que praticamente não esquenta.

diminuir o calor
(Foto: Shutterstock)

8 – Película escura
Não é só no carro que o vidro filmado funciona. Em casa também é possível instalá-los nos vidros para que o sol penetre menos e o calor fique de fora. Veja onde seria mais apropriado e comece os orçamentos.

9 – Fique frio
Tome banho gelado e de tempos em tempos (antes de dormir, principalmente) molhe os pulsos e o pescoço com água fria. Mas se quer um resultado mais duradouro, durma grudado com uma bolsa de gelo (daquelas usadas em contusões).

diminuir o calor
(Foto: Shutterstock)

10 – Saia da cama
Nem sempre a cama é o lugar mais confortável no calorão. Domir no chão (no colchão, claro), costuma ser menos quente. Outra opção é instalar uma rede, melhor ainda se for na varanda…

+ Camas embutidas sao alternativas para espacos pequenos

+ Confira dicas para acertar na decoracao de banheiro pequeno

+ Acerte na decoracao de quarto pequeno

+ Apartamento de 8 metros quadrados tem sala, cozinha e quarto embutidos

+ Saiba escolher os moveis certos para uma sala pequena

+ Veja dicas para inovar e decorar a sala sem sofa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.