01/07/2009

Diversificação é palavra-chave da Gafisa

Fonte: Jornal da Tarde

Com lançamentos fora de São Paulo, empresa é a terceira maior construtora

Prêmio da Gafisa (Foto: Katia Arantes)
Prêmio da Gafisa (Foto: Katia Arantes)

A diversificação de mercado, estratégia adotada pela Gafisa em 2008, rendeu à empresa a terceira posição no ranking das maiores construtoras avaliadas pelo Top Imobiliário. Na premiação do ano passado, referente ao desempenho em 2007, a companhia ficou na 6ª posição na lista das construtoras.

O diretor de Incorporação da Gafisa, Antonio Carlos Ferreira Rosa, explica que o bom desempenho da empresa no ano passado se deve, em grande parte, à expansão dos lançamentos para fora de São Paulo. “Essa diversificação geográfica foi importante. Saímos um pouco da capital e fomos para Guarulhos, São Bernardo do Campo, Barueri, São José dos Campos e Guarujá. Isso diminuiu a dependência de um único mercado.”

Em 2008, foram 36 lançamentos sob a marca Gafisa – 13 em São Paulo e o restante em outras cidades do País. O Valor Geral de Vendas (VGV) com a participação da empresa foi de R$ 1,9 bilhão, de acordo com Rosa. “Mesmo tendo de reduzir o número de lançamentos no último trimestre, por causa da crise, conseguimos crescer 13% em comparação a 2007.”

Também por causa da crise, a Gafisa viu-se obrigada a reconquistar a confiança de potenciais clientes, que ficaram receosos em fazer negócios, principalmente os segmentos de alto e altíssimo padrão. Segundo Rosa, uma das medidas foi aumentar o período de pré-venda dos lançamentos de 15 a 30 dias para 60 dias. “Com esse prazo estendido, as vendas passaram a ser abertas somente depois de haver uma demanda confiável.”

Prova de que a estratégia deu certo foram dois lançamentos feitos no último trimestre de 2008, que terminaram o ano, cada um, com mais de 50%a metade vendida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.